quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O SOFRIMENTO DE PAULO IICO.11.16-33

 

Introdução: O apóstolo Paulo na sua conversão já houve da parte do Senhor Jesus Cristo uma alerta à Ananias At.9.16 “Eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome”. Paulo escreveu sua Segunda Epístola aos Coríntios como um homem rejeitado pelas pessoas que ele mais amava. Nela ele derrama seu coração em meio a sérios ataques contra seu caráter e ministério. Seu apostolado foi posto em dúvida por seus inimigos. Sua integridade e lealdade, suas habilidades em liderar e seu amor pelos coríntios foram da mesma maneira questionados. Essa foi, provavelmente, a maior tempestade de oposição que o apóstolo enfrentou em sua vida. No capítulo 11 da mesma epístola, Paulo faz uma lista das muitas dificuldades e situações ameaçadoras pelas quais ele passara por amor ao evangelho. Incluídas em sua lista estão grandes aflições físicas, aprisionamentos, espancamentos, apedrejamentos, naufrágios, rios perigosos, assaltantes, perseguição de judeus e gentios, noites mal dormidas, frio e calor, fome e sede, além da preocupação diária com todas as igrejas. VEJAMOS ALGUNS SOFRIMENTOS DO APOSTOLO PAULO.

1.   O APOSTOLO PAULO SOFREU MUITO, MAS NÃO PERDEU A SOLIDEZ DA VIDA ESPIRITUAL IICO.7.5 – Tito voltando de Corinto encontrou –se com Paulo na Macedônia (Norte da Grecia). Tito informou que a igreja melhorara. “Em meio ao sofrimento essa notícia serve de balsamo para a alma de Paulo”.     

a)   Alguma vez perdeu a preservação da própria vida IICo.1.8

b)   Tribulações de diversas maneiras:  

2.   O APOSTOLO PAULO SOFREU ATAQUES POR CAUSA DA CRUZ

a)    Cinco vezes recebi dos Judeus trinta e nove açoites

b)    Três vezes foi golpeado com varas

c)     Uma vez apedrejado

d)    Três vezes sofri naufrágio

e)    Passou uma noite e um dia exposto a fúria do mar

3.    ARMADILHAS DE SATANÁS IICO.11.14

a)    Ele cega IICo.4.4

b)    Ele seduz os corações Ap.20.10

c)     Tira a paz Fp.4.2

d)    Esfriar o amor Mt.24.12

e)    Tirar a alegria Ne.8.10, Sl.100.1

Conclusão:  O sofrimento e as tribulações pelas quais passamos, nos traz maturidade, aperfeiçoamento e autoridade para falarmos como o apostolo Paulo “Tudo posso naquele que me fortalece Fp.4.13”.  

 

Nenhum comentário: