segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

FOFOCAS, CALÚNIAS, DIFAMAÇÕES E MENTIRAS IPD.3.10 - 12

 
Introdução: No livro de Provérbios encontramos vários textos que nos dizem para tomarmos cuidado com a língua, pois ela pode causar muitos problemas e nos trazer grandes males. Na Bíblia, a fofoca é sempre vista como algo mau, e detestável por Deus PV.6.16-19. É lamentável enxergarmos dentro de muitas igrejas, que o amor já se apagou por completo nos corações; e, são levados por toda sorte de desejos produzidos pela carne, tornaram-se frios e desprovidos de misericórdia, duros como a pedra 1-Fofoca; 2- Calunia; 3- Difamação e 4- Mentira.

Devemos fazer uma profunda reflexão sobre como temos usado a língua, a usamos para bem ou para o mal?  Se o uso não é bênção, necessitamos rever o nosso proceder e nos empenharmos num processo de mudança, com o fim de moldar nosso agir, tomando a forma do Senhor Jesus e imitando-o. A santidade deve envolver todo o ser, inclusive o falar.

1 – FOFOCA / MEXERICO (INTRIGA, BISBILHOTICE). 

a)    Quão lamentável, mas este mal está dentro das igrejas, numa frequência muito maior do que imaginamos. É o “disse me disse”, que tem levados muitos a servirem aos propósitos maléficos, verdadeiros instrumentos do diabo.

b)    Irmãos, vigie o vosso falar, para que não incorram no erro e sejam considerados por todos como fofoqueiros e indignos de confiança. Não fale mal dos irmãos e ou dos líderes. Esta prática é condenada pelo Senhor em Sua palavra, veja os textos abaixo.

      I.          “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo teu próximo. Eu sou o SENHOR. ” Lv 19:16;

    II.          O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre. ” Pv 20:19   O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios;

  III.           “E tu… evitando os falatórios inúteis…” 1 Tm 6:20  

  IV.           “Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior…” 2 Tm 2:16  

    V.          Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. ” Tg 1.26 

  VI.          A boca do justo é fonte de vida Pv.10.11. Ex. Is.6 – A purificação de seus lábios.

2 – CALÚNIA (FALSA IMPUTAÇÃO (A ALGUÉM) DE UM FATO DEFINIDO COMO CRIME. Mentira, falsidade, invenção.)

Se tens alguma queixa contra outrem, seja espiritual e procure a pessoa, numa conversa franca e ungida resolva as pendências. Não permita que o diabo use da ocasião para afastá-lo da comunhão com o Eterno.

a)    “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas… desafeiçoados… caluniadores…” IITm.3.1-3;

b)    “Aconselhe que não falem mal de ninguém, mas que sejam calmos e pacíficos e tratem todos com educação. ” Tt.3.2;

c)     “Estão sempre acusando os seus irmãos e espalhando calúnias a respeito deles. ” Sl.50.20

3 – DIFAMAR (TIRAR A BOA FAMA OU O CRÉDITO A; DESACREDITAR PUBLICAMENTE; infamar, detrair; imputar a (alguém) um fato concreto e circunstanciado, ofensivo de sua reputação, conquanto não definido como crime. Falar mal; detrair)

O ato de difamar, lamentavelmente, é visível entre os crentes. A satisfação de muitos é observar a vida alheia e destacar os erros, é prazeroso para este falar da vida do próximo. Falam do pastor, dos presbíteros, diáconos, dos irmãos mais simples, bem como, dos que são afortunados; falam também dos políticos, do patrão e muitos mais. Enfim, tudo é motivo para apontar e falar. Estes semeiam a discórdia entre irmãos e são dignos de condenação eterna.

a)    “Nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. ” IITm.3.1-5;

b)     “Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. ”Tg.4.11;

c)      “Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas. ” IPd.2.1;

d)     “Destruirei aqueles que falam mal dos outros pelas costas…” Sl.101.5;

e)    “O homem… difamador separa os maiores amigos. ” Pv.16.28;

4 –
 MENTIRA (AFIRMAR COISA QUE SABE SER CONTRÁRIA À VERDADE)

A sociedade atual tem a mentira como uma necessidade no dia-a-dia, nós como servos jamais devemos compactuar com esta visão distorcida implantada pelo diabo. Nossa palavra deve ser sempre verdadeira, esta condição se aplica em todos os aspectos da vida; seja profissional, pessoal e ou religioso. As advertências deixadas por Deus na Bíblia quanto a este pecado são claríssimas, portanto, injustificável o seu uso, veja:

a)    Sl.34.13 “Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras. ”

b)    Sl.52.3 “Amas o mal antes que o bem; preferes mentir a falar retamente. ”

c)     Pv.14.5 “A testemunha verdadeira não mente, mas a falsa se desboca em mentiras. ”

d)    Jo.8.44 “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. ”

e)    Ef.4.25 “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. ”

f)      IPe.3.10 “Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras. ”

Conclusão: A finalidade desta mensagem não é acusar e tão pouco julgar, sim, um instrumento usado pelo Espírito Santo para falar a muitos corações que por inobservância dos preceitos bíblicos se deixa levar pelas coisas aparentes desta vida. Afinal, fomos resgatados das trevas para a luz, a fim de sermos servos puros e santos. IJo.3.8 “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. ”

 

REFERÊNCIAS

GONÇALVES. Josué – APRENDA A PREGAR – MENSAGEN PARA TODOS  

NUNES. Geisel Gomes – BIBLIA PARA PREGADORES E LIDRES – CENTRAL GOSPEL


sábado, 23 de dezembro de 2023

O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE O NATAL

IntroduçãoNo estudo bíblico sobre o Natal examinaremos alguns detalhes que mostram o verdadeiro significado desta data comemorativa. Observaremos os detalhes relacionados ao nascimento de nosso Senhor Jesus, assim como as características das pessoas que foram testemunhas oculares do nascimento do salvador. Vamos começar fazendo a leitura do seguinte texto:

TEXTO: MATEUS 1: 21-23

21-E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

22-Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;

23-Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. 

Como sabemos, uma das datas mais esperadas pela humanidade é o Natal. Muita gente espera esse dia, sobretudo por causa do encontro com familiares e amigos em uma tradição de trocas de presentes. Infelizmente, nesta época muitas pessoas nem sequer lembram do verdadeiro propósito do Natal, que está na simbologia do nascimento de Jesus. Contrariamente ao real motivo, o que prevalece são as motivações meramente comerciais.

É bem verdade que a data do dia 25 de dezembro é apenas um dia que se escolheu para a comemoração do Natal, isto é, do dia em que o Cristo veio ao mundo. Mesmo sendo uma data simbólica é importante lembrarmos do valor que ela representa. O problema é que essa importância está sendo, cada vez mais, deixada de lado, ou seja, as pessoas estão desvirtuando o verdadeiro motivo de se comemorar o Natal.

Quando analisamos a mídia propagando um Natal bem diferente do que realmente deveria ser, temos a certeza de que o seu significado está sendo esquecido. Basta ver o quanto se fala em Jesus em comparação ao Papai Noel. E satanás está por traz disso, tentando enganar as pessoas de todas as formas, para que a simbologia natalina seja esquecida.

2 João 1:7: Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.

É importante destacar que o nascimento do Messias foi profetizado a muitos anos atrás. 

Isaías 9:6: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Lamentavelmente, as pessoas que deveriam estar preparadas para receber o Rei, assim não o fizeram. 

João 1:10,11: Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

O verdadeiro significado do Natal está no nascimento de Cristo Jesus, que diferentemente do que se esperava, não nasceu em berço de ouro, mas em meio a uma manjedoura, da forma mais singela possível.

Hoje até quem não apresenta tantas condições financeiras consegue ter seus filhos em uma cama ou um leito de hospital. Muitos até preparam festas e enxovais pomposos para o nascimento dos seus filhos.

Mesmo não tendo um nascimento em um lugar glamoroso, Jesus recebeu visitas muito especiais e cada um dos que se faziam presentes naquele simples lugar, demonstravam alegria e satisfação por terem contemplado o nascimento do Salvador da humanidade. Vamos destacar algumas dessas visitas:

PASTORES

Esses pastores eram pessoas simples do campo. Trabalhadores que não ostentavam riquezas nem mordomias. Mas, esses simples camponeses foram convidados pelos próprios anjos.

Isso se torna mais interessante quando lembramos que naquela época os pastores de ovelhas não eram muito bem-vistos por sua profissão, principalmente por causa de seu cheiro marcante, que para muitos era imundo.

Talvez muitos desses não tiveram tantas oportunidades para adorarem a Deus nos locais de orações ou nos templos, exatamente por causa dessa discriminação. No entanto, foram esses simples homens os escolhidos para serem testemunhas do nascimento do Messias.

Tiago 4:6: Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

OS REIS MAGOS

Não foram só pessoas simples que tiveram a oportunidade de contemplar o nascimento do filho de Deus. Grandes homens estudiosos da área de astronomia, que estavam buscando uma estrela diferente de todas as outras, também chegaram à manjedoura. Eles eram pessoas temente a Deus e por isso associaram essa estrela extraordinária ao nascimento daquele da qual falavam os profetas messiânicos.

Chama muito a atenção o esforço que fizeram para chegarem a Belém. Eles acreditavam piamente nas sagradas escrituras e conseguiram discernir que a estrela era um sinal do nascimento de Jesus.

Assim como os que estavam lá, os magos também ficaram alegres por se acharem no lugar onde nasceu o menino Jesus. A gratidão deles era tão grande que presentearam e providenciaram tudo de melhor para Maria, José e Jesus, que estavam naquele momento apenas no aguardo da providência divina.

Mesmo quando parece que estamos no fim do poço, Deus manda providências, pois ele nunca desampara os seus.

Isaías 41:17Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o Senhor os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei.


ANA E SIMEÃO

Não mais falando do local do nascimento de Jesus, mas de duas pessoas que também merecem destaque, podemos citar Ana e Simeão. Quando Jesus, levado por seus pais, foi ao templo para ser circuncidado, em acordo com as leis de Moisés, isto é, no oitavo dia depois de nascido, encontrou-se com ambos.

Eles eram pessoas muito tementes a Deus e obedeciam a suas escrituras. Simeão tinha tanta certeza de que iria ver o messias antes de morrer, que Deus lhe deu esse privilégio.  Ana era uma mulher diferenciada em sua fé. Ela já havia profetizado para todos que o rei dos judeus iria nascer. Eles eram pessoas de muita fé.

2 Coríntios 5:7: Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 

Hebreus 11:1: Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. 

Tito 1:2: fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

OS SIGNIFICADOS DO NATAL 

NASCIMENTO

Ao término deste estudo bíblico sobre o Natal precisamos compreender que este está associado ao nascimento, que pode ser o nosso novo nascimento. É importante compreendermos que é necessário nascermos de novo para podermos ver o reino de Deus. E esse novo nascimento vem do próprio Senhor.

João 3:3: Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Efésios 2:1: E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.

AMOR

Sem amor não existe Natal. O nosso Deus deu seu filho unigênito por amor de nós.

João 3:16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O amor é um sentimento muito importantes e que deve estar nos corações das pessoas, especialmente das que se dizem cristãs e seguidoras de cristo. O apóstolo Paulo testificava sobre a importância do amor para as nossas vidas.

1 Coríntios 13:1,2: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

COMPAIXÃO

O sentimento de compaixão deve, não só, estar presente no período de Natal, como também em todos os dias de nossas vidas. Isso porque o sentimento de bondade e compaixão é de Deus e nos alcança.

Salmos 145:9: O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas.

Em sua passagem aqui na terra o Senhor Jesus demonstrava constantemente sua compaixão para com os necessitados.

Mateus 14:14: Quando Jesus saiu do barco e viu tão grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes.

Sendo assim, é dever nosso enquanto servos de Deus, sermos revestidos desse tão maravilhoso sentimento, o de compaixão.

Colossenses 3:12: Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

ALEGRIA

Costumamos sempre dizer que na presença do senhor a fartura de alegria. Portanto, amados irmãos, compreendamos que o Natal também representa essa alegria, pois estamos na presença de Deus.

Salmos 16:11: Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

O anjo disse aos pastores que eles não deveriam temer, pois estavam sendo convidados a contemplar o maior acontecimento já visto na terra, o nascimento do Salvador da humanidade. Por isso, eles deveriam se alegrar, o Natal em Cristo é alegria para todo o povo.

Lucas 2:10: E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo.

LIBERDADE

Contrariando o que muitos alegam, os crentes são livres, pois não mais estão amarrados aos vícios do mundo. O Natal, portanto, reforça ainda mais esse sentimento de liberdade entre os crentes.

João 8:36: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Devemos compreender que sem Jesus somos, sim, escravos do pecado, cheios de fardos e maldades. Mas, Cristo nos livra e nos liberta de tudo isso.

Salmos 34:19: Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.

Mateus 11:28: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

João 8:32: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

CONCLUSÃO: Neste estudo bíblico sobre o Natal podemos compreender o real sentido por traz desta data comemorativa. Embora Satanás não descanse e tente deturpar o pleno significado, que está associado ao nascimento do salvador, Deus não permitirá que isso aconteça. Portanto, amados irmãos, que o verdadeiro espírito do Natal possa estar vivo em cada um de nós, não só no final do ano, quando se comemora esta data, mas em todos os dias de nossas vidas.

Espero que este estudo bíblico sobre o Natal tenha sido de grande valia para sua vida espiritual. Que Deus te abençoe.

Para mais esboços como este do estudo bíblico sobre o Natal acesse a home de nosso site, aqui.

 FONTEEXAMINAI 

CINCO QUALIDADES DE NEEMIAS NE.1.11

Introdução:  Neemias ocupou posições elevadas durante o reinado do imperador persa Artaxerxes era chamado de copeiro do rei Ne.1.11. Cargo de confiança que envolvia a tarefa de provar o vinho antes do rei beber, para garantir o seu não envenenamento. Todas as vezes que Deus quer realizar uma obra de restauração. Ele utiliza um homem que ouse preencher seus requisitos é, assim, todos os seus santos propósitos são realizados. Foi o que aconteceu nos tempos de Neemias, o homem que liderou a reconstrução dos muros e das portas de Jerusalém. Vejamos suas principais qualidades.

1)   UMA GRANDE VISÃO

a)    Quando todo Israel mergulhava na desesperança, ele viu o caminho aberto para uma grande vitória Ne.1.8-11.

b)    Quando todos os seus compatriotas criam que Jerusalém definitivamente havia chegado ao seu fim. Ele viu a gloria e o esplendor da cidade serem restabelecidos Ne.2.5.

c)     Quando todos consideravam o rei um inimigo de Israel e uma pessoa indiferente à sua sorte, ele viu no rei a pessoa que seria usada por Deus para tornar possível a reconstrução da cidade, do templo, e de seus muros Ne.2.3.

d)    Como nos tempos de Neemias, os muros de separação entre a igreja e o mundo estão quase todos derrubados, mas Deus esta a procura dos novos Neemias e esta lhes dando uma visão para contemplarem um extraordinário avivamento para este tempo do fim.

2)   UMA GRANDE CORAGEM

a)    Neemias teve coragem de tratar com o rei dos graves problemas de Jerusalém Ne.2.7-9.

b)    Neemias teve coragem de abrir mão do seu conforto no palácio para ir visitar os seus irmãos que viviam entre as ruinas de Jerusalém Ne.2.1.

c)     Neemias teve coragem de desafiar todas as circunstâncias adversas e partir para a grande missão da reconstrução dos muros caídos e das portas derrubadas Ne.2.13.

d)    Neemias teve a coragem de enfrentar Tobias Sambalate e todos os demais que se opunham as obras de restauração Ne.2.20.

3)   UMA GRANDE LIDERANÇA

a)    Sua liderança foi precedida de oração Ne.1.5.

b)    Sua liderança foi precedida de louvor e exaltação a Deus Ne.1.4.

c)     Sua liderança foi conquistada de joelhos, em jejum na presença de Deus Ne.1.4.

d)    Sua liderança foi consolidada através de sua perseverança Ne.1.11.

4)   UMA GRANDE MISSÃO

a)    Sua missão para estimular o povo Ne.2.18a.

b)    Sua missão era consolar o povo Ne.2.18b.

c)     Sua missão era conduzir o povo Ne.2.18c

d)    Sua missão era dar exemplo ao povo e efetivar a obra de restauração Ne.2.18d.

5)   UM GRANDE SUCESSO

a)    Os inimigos foram vencidos Ne.6.16.

b)    A obra foi concluída Ne.6.15.

c)     O povo festejou de maneira jubilosa Ne.6.15.

d)    Deus foi altamente honrado e glorificado Ne.9.3.

Conclusão: A história de Neemias nos prova que um homem de Deus pode fazer a diferença, para uma família, uma cidade ou para uma nação. Basta aceitar o desafio de corajosamente buscar a direção, a ousadia e a confirmação de Deus para a sua vida.

 

REFERÊNCIAS

 

NUNES. Gesiel Gomes – BIBLIA PARA PREGADORES E LIDERES – CENTRAL GOSPEL

PAUL. Gardener – QUEM É QUEM NA BIBLIA - VIDA

SHEDD. Dr. Russell – BIBLIA SHEDD – VIDA NOVA