Introdução: A Babilônia e seu espírito maligno, estão presentes no cenário global atual. Nesta lição, vamos explorar os significados da Babilônia, identificar os sistemas que compõem o espírito da Babilônia e destacar a posição que a Igreja deve adotar diante desse contexto. Portanto, como igreja, é nosso dever não apenas estar ciente desse espírito, mas também lutar contra ele. Não devemos cair na armadilha do Espírito da Babilônia que busca nos seduzir com promessas vazias de prazeres temporais e recompensas terrenas. Ao contrário, nossa fé deve nos fortalecer e nos motivar a resistir a essas influências, lembrando sempre que nossa verdadeira ... Babilônia representa, na verdade, o presente sistema mundial – o mundo que a Bíblia diz estar no maligno IJo.5.19.
“Em nossos dias, Babilônia tem o sentido de confusão, de
desordem, e de tudo quanto esteja embaraçado. Isso se explica pelo fato de
haver terminado em confusão o projeto dos homens primitivos em construir a
torre de Babel, cujo topo deveria tocar o céu”.
O nome Babilônia, em o Novo Testamento, tem uma significação
muito diferente; é interpretada simbolicamente em Apocalipse, designando
idolatria, superstição, dissolução, luxuria e perseguição ao povo de Deus
Ap.6.19; 14.8; 17.5; 18.2,10,21.
1)
BABILONIA E SEUS SIGNIFICADOS
a)
A cidade – Estado da Babilônia. A Bíblia menciona cerca de 200 vezes. Essas menções, nas
maiorias das vezes a “antiga cidade-estado situada as margens do Rio Eufrates
na terra de Sinar”. Nesse aspecto, Bruce Waltke (2019, p.203) salienta que a
biografia de Ninrode.
Explica a origem racial, política e espiritual de Babilônia e
Assiria as duas grandes potencias mesopotâmicas que venceram Israel e
mantiveram nos exílios. Ninrode funda seu império em evidente agressão Gn.10.8.
Seu poder é tão imenso que se torna
proverbial em Israel Gn10.9 Seu império incluía toda mesopotâmia tanto a
Babilônia ao sul Gn.10.1 quanto a Assiria ao norte Gn.10,11,12 Como principais
centros de seu império, ele funda a grande cidade de Babilônia, mas
notavelmente Babel Gn,10.10.
Por essas razoes, figuradamente, Babilônia representa
devassidão, paganismo, sincretismo, violência e rebeldia aos mandamentos
divinos. O espirito da Babilônia faz uso da cultura e da ideologia secularista
para persistentemente oferecer resistência contra tudo o que se chama Deus
IIT2.2.4.
b)
A Grande
Prostituta e a Besta – Apocalipse possui uma serie de visões Ap.9.17; 13.1;
21.2; 22.8.
Sublinha –se que as Escrituras citam diversas meretrizes, só
que essa mulher não é apenas uma prostituta Ap.17.1,2, mas, sim, uma grande
prostituta (gr. Pórnes tés megáles). É interessante destacar que o autor
bíblico se utilizou de um adjetivo no genitivo (megáles) para enfatizar a
amplidão de perversidade dessa mulher.
Acerca desse adjetivo, Comentário Bíblico Pentecostal
(STRONSTAD 2003, P.1.907, assevera que: “ Qualquer que seja o padrão terreno, a
prostituta do apocalipse é uma figura imponente. Ela é grande Ap.17.1,5,18, que
pode, provavelmente, ser melhor traduzido como enorme ou mesmo voluptuosa. Ela
não é uma meretriz vulgar, mas uma prostituta de alta classe, uma prostituta
real.
c)
Mistério: a Grande Babilônia – João desvenda o
nome dessa meretriz: “MISTÉRIO, A GRANDE BABILONIA” Ap.17.5a
Por conseguinte, salienta-se que a “a nova Jerusalém
representa o povo de Deus; e a Babilônia representa os habitantes do mundo “.
Em vista disso a Babilônia sinaliza o espirito de perseguição e de
desconstrução da fé bíblica. Por conseguinte, se define o espirito de Babilônia
como um sistema global deliberadamente anticristão.
2)
O ESPIRITO DA BABILÔNIA
a)
No sistema religioso - O sistema religioso da
Babilônia era literalmente nefasto e mitológico. Em virtude disso, o mensageiro
angelical fez uso de um simbolismo perfeitamente entendível pelo apostolo João
e seus contemporâneos Ap.17.1
Nesse sentido, a bíblia de estudo pentecostal (STAMPS, 1995, p.2003)
arrazoa que a “Babilônia religiosa abrange todas as religiões inclusive o
cristianismo apóstata [...] os termos prostituição e adultério, quando
empregados figuradamente, normalmente denotam apostasia religiosa e
infidelidade a Deus.
b)
No Sistema Político e Economico – Como já observado, João arrazoa que o “mundo jaz no maligno
IJo.5.19, significa que, embora Deus seja soberano sobre tudo e todos, o mundo
está sob o domínio de Satanás em rebelião ao governo divino Lc.13.16, IICo.4.4 “Satanás
tem a função de afastar as pessoas de Cristo e do evangelho, embora elas sejam
responsáveis pela a própria alma e não possam culpar o diabo. Além disso,
Satanás não pode impedir a penetração da luz do evangelho. Sem a capacitação
divina, um pecador não pode “ver” o evangelho, assim como um cego não pode ver
o sol”. “Os que controlam a economia impõem embargos, tributos e multas em
desfavor de quem adota os princípios bíblicos Tg.2.6,7,
3)
A POSIÇÃO DA IGREJA
a)
Manter a ortodoxia Bíblica – A palavra ortodoxia vem do grego orthós, que significa
correto, e da expressão dóxa do verbo dokéo, com o sentido de crer. A junção desses
termos veio indicar a “crença correta”. Foi utilizado na Igreja Primitiva para
contender os falsos ensinos.
b)
Formar o Caráter Cristão – O Caráter Cristão refere- se à nova vida, ao modo de pensar de agir dos
que pertencem a Cristo Ef.4.22-30.
I.
Uma nova vida Rm.6.4, Gl.2.20
II.
Um novo coração Hb.10.16,22
III.
Um novo espirito Ef.4.23
IV.
Um novo serviço R.6.13,18, Cl.3.23,24
V.
Um novo corpo Fp.3.21
c)
Aguardar a Volta de Cristo – O retorno de Cristo está sobejamente registrado nas
Escrituras. A dispensação da graça termina com o arrebatamento da Igreja antes
da Grande Tribulação ICo.15.51,52, Ts.1.10; 4.13-18; 5.9, IITs.2.6-10. O céu é
a pátria definitiva dos remidos.
Conclusão: O avanço dessas ideologias aponta para a eminente volta Cristo
Lc.21.28. É dever da igreja ensinar a doutrina bíblica Mt.28.20.
REFERÊNCIAS
CONDE. Emilio – TESOURO DE
CONHECIMENTOS BIBLICOS – CPAD
BAPTISTA. Douglas – A IGREJA DE
CRISTO E O IMPERIO DO MAL – CPAD
ROYAL. Jeremy Howard – BIBLIA
DE ESTUDO HOLMAN - CPAD
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