quinta-feira, 29 de junho de 2023

LIÇÃO 1 2 SEMETRE 2023 - A IGREJA DIANTE O ESPIRITO DA BABILONIA

 

Introdução: A Babilônia e seu espírito maligno, estão presentes no cenário global atual. Nesta lição, vamos explorar os significados da Babilônia, identificar os sistemas que compõem o espírito da Babilônia e destacar a posição que a Igreja deve adotar diante desse contexto. Portanto, como igreja, é nosso dever não apenas estar ciente desse espírito, mas também lutar contra ele. Não devemos cair na armadilha do Espírito da Babilônia que busca nos seduzir com promessas vazias de prazeres temporais e recompensas terrenas. Ao contrário, nossa fé deve nos fortalecer e nos motivar a resistir a essas influências, lembrando sempre que nossa verdadeira ... Babilônia representa, na verdade, o presente sistema mundial – o mundo que a Bíblia diz estar no maligno IJo.5.19.

“Em nossos dias, Babilônia tem o sentido de confusão, de desordem, e de tudo quanto esteja embaraçado. Isso se explica pelo fato de haver terminado em confusão o projeto dos homens primitivos em construir a torre de Babel, cujo topo deveria tocar o céu”.

O nome Babilônia, em o Novo Testamento, tem uma significação muito diferente; é interpretada simbolicamente em Apocalipse, designando idolatria, superstição, dissolução, luxuria e perseguição ao povo de Deus Ap.6.19; 14.8; 17.5; 18.2,10,21.

1)   BABILONIA E SEUS SIGNIFICADOS  

a)    A cidade – Estado da Babilônia. A Bíblia menciona cerca de 200 vezes. Essas menções, nas maiorias das vezes a “antiga cidade-estado situada as margens do Rio Eufrates na terra de Sinar”. Nesse aspecto, Bruce Waltke (2019, p.203) salienta que a biografia de Ninrode.

Explica a origem racial, política e espiritual de Babilônia e Assiria as duas grandes potencias mesopotâmicas que venceram Israel e mantiveram nos exílios. Ninrode funda seu império em evidente agressão Gn.10.8. Seu poder  é tão imenso que se torna proverbial em Israel Gn10.9 Seu império incluía toda mesopotâmia tanto a Babilônia ao sul Gn.10.1 quanto a Assiria ao norte Gn.10,11,12 Como principais centros de seu império, ele funda a grande cidade de Babilônia, mas notavelmente Babel Gn,10.10.

Por essas razoes, figuradamente, Babilônia representa devassidão, paganismo, sincretismo, violência e rebeldia aos mandamentos divinos. O espirito da Babilônia faz uso da cultura e da ideologia secularista para persistentemente oferecer resistência contra tudo o que se chama Deus IIT2.2.4.

b)    A Grande Prostituta e a Besta – Apocalipse possui uma serie de visões Ap.9.17; 13.1; 21.2; 22.8.

Sublinha –se que as Escrituras citam diversas meretrizes, só que essa mulher não é apenas uma prostituta Ap.17.1,2, mas, sim, uma grande prostituta (gr. Pórnes tés megáles). É interessante destacar que o autor bíblico se utilizou de um adjetivo no genitivo (megáles) para enfatizar a amplidão de perversidade dessa mulher.

Acerca desse adjetivo, Comentário Bíblico Pentecostal (STRONSTAD 2003, P.1.907, assevera que: “ Qualquer que seja o padrão terreno, a prostituta do apocalipse é uma figura imponente. Ela é grande Ap.17.1,5,18, que pode, provavelmente, ser melhor traduzido como enorme ou mesmo voluptuosa. Ela não é uma meretriz vulgar, mas uma prostituta de alta classe, uma prostituta real. 

c)     Mistério: a Grande Babilônia   João desvenda o nome dessa meretriz: “MISTÉRIO, A GRANDE BABILONIA” Ap.17.5a

Por conseguinte, salienta-se que a “a nova Jerusalém representa o povo de Deus; e a Babilônia representa os habitantes do mundo “. Em vista disso a Babilônia sinaliza o espirito de perseguição e de desconstrução da fé bíblica. Por conseguinte, se define o espirito de Babilônia como um sistema global deliberadamente anticristão.

2)    O ESPIRITO DA BABILÔNIA

a)    No sistema religioso -  O sistema religioso da Babilônia era literalmente nefasto e mitológico. Em virtude disso, o mensageiro angelical fez uso de um simbolismo perfeitamente entendível pelo apostolo João e seus contemporâneos Ap.17.1

Nesse sentido, a bíblia de estudo pentecostal (STAMPS, 1995, p.2003) arrazoa que a “Babilônia religiosa abrange todas as religiões inclusive o cristianismo apóstata [...] os termos prostituição e adultério, quando empregados figuradamente, normalmente denotam apostasia religiosa e infidelidade a Deus.

b)   No Sistema Político e Economico – Como já observado, João arrazoa que o “mundo jaz no maligno IJo.5.19, significa que, embora Deus seja soberano sobre tudo e todos, o mundo está sob o domínio de Satanás em rebelião ao governo divino Lc.13.16, IICo.4.4 “Satanás tem a função de afastar as pessoas de Cristo e do evangelho, embora elas sejam responsáveis pela a própria alma e não possam culpar o diabo. Além disso, Satanás não pode impedir a penetração da luz do evangelho. Sem a capacitação divina, um pecador não pode “ver” o evangelho, assim como um cego não pode ver o sol”. “Os que controlam a economia impõem embargos, tributos e multas em desfavor de quem adota os princípios bíblicos Tg.2.6,7,

3)   A POSIÇÃO DA IGREJA

a)   Manter a ortodoxia Bíblica – A palavra ortodoxia vem do grego orthós, que significa correto, e da expressão dóxa do verbo dokéo, com o sentido de crer. A junção desses termos veio indicar a “crença correta”. Foi utilizado na Igreja Primitiva para contender os falsos ensinos.

b)   Formar o Caráter Cristão – O Caráter Cristão refere- se à nova vida, ao modo de pensar de agir dos que pertencem a Cristo Ef.4.22-30.

                                          I.          Uma nova vida Rm.6.4, Gl.2.20

                                        II.          Um novo coração Hb.10.16,22

                                      III.          Um novo espirito Ef.4.23

                                     IV.          Um novo serviço R.6.13,18, Cl.3.23,24

                                       V.          Um novo corpo Fp.3.21

c)   Aguardar a Volta de Cristo – O retorno de Cristo está sobejamente registrado nas Escrituras. A dispensação da graça termina com o arrebatamento da Igreja antes da Grande Tribulação ICo.15.51,52, Ts.1.10; 4.13-18; 5.9, IITs.2.6-10. O céu é a pátria definitiva dos remidos.

Conclusão: O avanço dessas ideologias aponta para a eminente volta Cristo Lc.21.28. É dever da igreja ensinar a doutrina bíblica Mt.28.20.

 

REFERÊNCIAS

CONDE. Emilio – TESOURO DE CONHECIMENTOS BIBLICOS – CPAD

BAPTISTA. Douglas – A IGREJA DE CRISTO E O IMPERIO DO MAL – CPAD

ROYAL. Jeremy Howard – BIBLIA DE ESTUDO HOLMAN - CPAD


domingo, 25 de junho de 2023

CURRICULO DA EBD 2 TRIMESTRE 2023 CPAD

 O currículo de Escola Dominical CPAD é um aprendizado que acompanha toda a família. A cada trimestre, um reforço espiritual para aqueles que desejam edificar suas vidas na Palavra de Deus.


Neste 3º trimestre de 2023, estudaremos, na classe de adultos, sobre o tema:
Tema: A Igreja de Cristo e o Império do Mal – Como Viver Neste Mundo Dominado Pelo Espírito da Babilônia.

COMENTARISTA – Douglas Baptista

SUMÁRIO
Lição 1 - A Igreja diante do Espírito da Babilônia
Lição 2 - A Deturpação da Doutrina Bíblica do Pecado
Lição 3 - O Perigo do Ensino Progressista
Lição 4 - Quando a Criatura Vale mais que o Criador
Lição 5 - A Dessacralização da Vida no Ventre Materno
Lição 6 - A Desconstrução da Masculinidade Bíblica
Lição 7 - A Desconstrução da Feminilidade Bíblica
Lição 8 - Transgênero – Que transrealidade é essa
Lição 9 - Uma Visão Bíblica do Corpo
Lição 10 - Renovação Cotidiana do Homem Interior
Lição 11 - Cultivando a Convicção Cristã
Lição 12 - Sendo a Igreja do Deus Vivo
Lição 13 - O Mundo de Deus no Mundo dos Homens

A partir desse Novo Currículo, a igreja contará com uma revista própria para a classe de jovens! Há assuntos específicos para essa faixa etária, que não são contemplados em uma revista de Adultos, pois precisam ser abordados de forma específica para os jovens. Na Revista Lições Bíblicas Jovem, os alunos terão aulas cujos temas estarão conectados com a sua realidade, respeitando sempre as doutrinas bíblicas, com um conteúdo de excelência e voltado à vida de fé e prática do jovem cristão brasileiro.

Neste 3º trimestre de 2023, estudaremos o tema:
Sejam Firmes - Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais
COMENTARISTA: Silas Queiroz

SUMÁRIO
1-Introdução à primeira carta a Timóteo
2-O problema dos falsos mestres
3-instruções a respeito da oração
4-Instruções para as mulheres
5-Instruções para os pastores
6-Qualidades pessoais e essenciais para os diáconos
7-Instruções sobre o comportamento na igreja
8-O respeito às pessoas e o cuidado com as viúvas
9-Conselhos de Paulo a Timóteo
10- A segunda carta a Timóteo
11-Seja firme
12-Venha depressa
13-Organizar a igreja em Creta

Preparada para revelar verdades espirituais e práticas ao adolescente de 15 a 17 anos, a revista Juvenis, a cada trimestre, se mostra uma útil ferramenta para que eles possam conhecer mais a Palavra de Deus e a si próprios.
Totalmente reformulada de acordo com orientação pedagógica e didática, com conteúdos didáticos atualizados.

Tema: Conhecendo os Fundamentos da Fé Cristã nas Epístolas Gerais

Sumário:
1- A Superioridade de Cristo
2- Cristo Entende Você
3- A fé e o nosso Relacionamento com Deus
4- Mais que Vencedor: Provas e Tentações
5- Fé e Obras
6- Uma arma poderosamente Mortal
7- A Santificação Necessária
8- O Propósito do Sofrimento
9- Inimigo Íntimo
10- Uma Carta para Você
11- Diga “Não!”
12- Cuidado com o ego e suas Ambições
13- Lute por sua Fé

Preparada especialmente para auxiliar o professor na organização de sua aula, traçando objetivos, fornecendo orientação didática e glossário, afim de que seu aluno adolescente tenha o máximo de aproveitamento possível.
Totalmente reformulada de acordo com orientação pedagógica e didática, com conteúdos didáticos atualizados.


Tema: Grandes Cartas para Nós




1- A importância da comunicação
2- Hebreus, uma Carta sobre Jesus
3- A poderosa mensagem da Carta aos Hebreus
4- A questão da fé na Carta aos Hebreus
5- Vamos conhecer a Carta de Tiago
6- Aprendendo com a Carta de Tiago
7- Vamos conhecer a 1º Carta de Pedro
8- Vamos aprender com a 2º Carta de Pedro
9- Vamos conhecer a 1º Carta de João
10- Vamos conhecer a 2º Carta de João
11- Vamos conhecer a 3º Carta de João
12- Vamos conhecer a Carta de Judas
13- Vamos praticar a palavra!

Adequada para crianças de 9 e 10 anos, possui ilustrações e vários exercícios. Totalmente reformulada de acordo com orientação pedagógica e didática, com conteúdos didáticos atualizados, utilizando a Nova Tradução na Linguagem de Hoje e um mascote, que acompanhará o estudo semanal da criançada.


Tema: Verdades que Jesus ensinou





Sumário:
1- A lição sobre Reino de Deus
2- A lição sobre a oração
3- A lição das duas casas
4- A lição da tempestade
5-A lição da árvore e os seus frutos
6- A lição do semeador
7- A lição do perdão
8- A lição da ovelha perdida
9- A lição do filho arrependido
10- A lição do jovem rico
11- A lição dos servos maus
12- A lição dos talentos
13- A lição do amor na Cruz

Elaboradas especialmente para auxiliar o professor na preparação de sua aula, traçando objetivos, fornecendo sugestões, e orientação didática, afim de que suas crianças tenham o máximo de aproveitamento possível.
Totalmente reformulada de acordo com orientação pedagógica e didática, com conteúdos didáticos atualizados, utilizando a Nova Tradução na Linguagem de Hoje e um mascote, que acompanhará o estudo semanal da criançada.

Tema: As Aventuras de um Grande Missionário



Sumário:
1- O caçador de cristãos
2- De perseguidor a Missionário
3- Paulo em sua primeira viagem missionária
4- Um mágico enganador é desmascarado
5- “Deuses” ou Missionários
6- Amizades missionárias
7- Mudança de planos
8- Oração e louvor causam grande tremor
9- A grande recompensa dos Missionários
10- Os falsos Missionários
11- A ressurreição durante a pregação
12- Paulo evangeliza um rei
13- Fé em meio às tempestades

Revista preparada especialmente para auxiliar o professor na preparação de sua aula, é acompanhada de visuais que facilitam consideravelmente o ensino das lições.
Totalmente reformulada de acordo com orientação pedagógica e didática, com conteúdos didáticos atualizados, utilizando a Nova Tradução na Linguagem de Hoje e um mascote, que acompanhará o estudo semanal da criançada.

Tema: Aprendendo a fazer boas escolhas



Sumário:

1- Isaque é um bom amigo
2- Trazendo presentes para o Papai do Céu
3- Josafá escolheu ser fiel
4- O amigo que escolheu fazer o certo
5- O amigo que demorou a obedecer
6- A amiga que evitou uma briga
7- A amiga que escolheu ouvir Jesus
8- As moças que escolheram estar preparadas
9- O amigo que escolheu voltar para a casa
10-Um exemplo a não ser seguido
11- O amigo que se tornou um missionário
12- O amigo que se tornou um pregador
13- O amigo que escolheu construir sobre a rocha


Adequada para crianças de 3 e 4 anos, a revista Maternal a cada trimestre, por meio de belas ilustrações para pintar, permite que a criança se familiarize com as figuras que compõe o universo da Bíblia Sagrada.

Totalmente reformulada de acordo com orientação pedagógica e didática, com conteúdos didáticos atualizados, utilizando a Nova Tradução na Linguagem de Hoje e um mascote, que acompanhará o estudo semanal da criançada.

Tema: O Livro de Atos: Vamos conhecer a história da igreja

Sumário:
1- O moço que passou a andar
2-Ananias e Safira mentem para Deus
3- Milagres e Maravilhas
4- Sete ajudantes
5- Felipe e o moço da carruagem
6- Um homem transformado
7- Pedro na cidade de Lida
8- A história de Dorcas
9- A história de Cornélio
10- Pedro é livre da prisão
11- Os Missionários Paulo e Barnabé
12- Terremoto na prisão
13-Paulo enfrenta uma tempestade


FONTE:CPAD



sábado, 24 de junho de 2023

SETE CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

 

SETE CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

Mediante o pecado de Adão podemos destacar “sete pragas angustiantes” que vieram sobre o homem e que foram sofridas por Cristo.

 

NA  QUEDA

 EM CRISTO

A dor Gn.3.16a

Is. 53.11

A sujeição Gn.3.16b

Gl.4.4

A maldição Gn.3.17

Gl.3.13

A tristeza Gn.3.17b

Is.53.3

Os espinhos Gn.3.18

Mt.27.29

O suor Gn.3.19

Lc.22.44

A morte Gn.3.19

Fl.2.8

 

Extraído do Livro  HOMEMCORPO, ALMA E ESPIRITO CPAD