domingo, 5 de março de 2023

AS CINCO COISAS QUE JÓ NÃO PERDEU JÓ.1.20,21; 42.12

 Introdução: A experiência de Jó nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

“O registro de Jó é muito importante para a igreja Cristã por haver grande ênfase em magnificar e explicar a obra criativa de Deus”.

 tinha um relacionamento maduro com Deus; ele o adorava pelas razões certas. Mas, sua mulher perdeu isso de vista ao questionar por que sua fidelidade.

Satanás só via na vida de Jó Saúde, uma família linda, gado e terra; isso aqui na terra é o suficiente para o ser humano dizer que é feliz. Satanás não sabia que Jó tinha a essência de Deus.

1- O DESEJO DE BUSCAR A DEUS JÓ.5.8. ESPIRITO DE ADORADOR

a)    Quanto a mim eu buscarei a Deus e a ele entregaria a minha causa Jó.5.8;

b)    Porque assim diz o Senhor a casa de Israel: buscai-me e viverei Am.5.4;

c)     Eu amo os que amam, e os que de madrugada me buscam me acharão Pv.8.17.

d)    JÓ era um verdadeiro adorador, “o pai procura os tais que assim o adorem” Jo.4.23, 24

1.1  O verdadeiro adorador não há nada nem ninguém que impeça dela adorar.

A.    Davi IISm.6.20,21 “Mical se escandalizou quando viu O Rei Davi dançando no meio da multidão, mas Davi estava adorando e continuou adorando”;

B.    Maria Jo.12.3 Deu o que tinha de melhor. “Judas Iscariotes se incomodou”.

2- A SUA INTEGRIDADE.

A integridade de Jó era tanta que se tornou discussão entre o Senhor e Satanás. O Todo-Poderoso o descreveu como “homem integro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal”.

a)    A sua mulher lhe disse: ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e more. Falas tu como doida, recebemos o bem de Deus e não receberemos o mal de Deus? Em tudo isso não pecou Jó.2.9,10;

b)    Ainda que ele me mate nele esperarei Jó.13.15;

c)     Melhor e morar numa terra deserta do que com uma mulher rixosa Pv.21.19

3- A SUA FÉ.

a)    Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro. Eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará por mim Jó.19.25,

b)    Paulo disse combati o bom combate, mas guardei a fé IITm.4.7,8;

4- A ESPERANÇA DE SER FELIZ.

a)    Ele ainda encherá de riso a tua boca e os teus lábios de alegria Jó.8.21.
Neemias 8.10 A alegria do Senhor e a nossa força Ne.8.10;

b)    O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã Sl.30.5.

5- ELE NÃO PERDEU A SUA SORTE.

a)    Mudou a sorte de Jó quando este orava pelos seus amigos e deu o Senhor, a Jó o dobro de tudo o que antes possuirá.  Assim abençoou o estado de Jô mais que o primeiro, porque para ganhar e necessário perder Jó.42.10,12;

b)    Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como os que sonham. Então, a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de jubilo então, entre as noções se dizia grandes coisas o Senhor tem feito por eles, grandes coisas fez o Senhor por nós por isso estamos cheios de alegria Sl.126.

Conclusão: Que esta lição da vida de Jó sirva de edificação para nossa vida espiritual. A despeito de tudo isso uma pessoa integra, que olha para o Senhor em fé e oração, pode confiar nele tendo a certeza de que Ele fará o que é justo e trabalhará em seus propósitos para o bem dos que amam e são chamados segundo seu propósito. Rm.8.28. “Isso é corroborado pelo fato de que Jó se conforma com os julgamentos e as respostas de seus amigos e continua buscando pela resposta de Deus”.

 

REFERÊNCIAS

MASCENO, Adelson Santos. Bíblia de Estudo Pregando com Poder – ADSANTOS

PAUL, Gardner. Quem é Quem na Bíblia – VIDA

Nenhum comentário: