segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

O AVIVAMENTO NO ANTIGO TESTAMENTO IICR.34.29-33

Introdução: Existe pelo menos quatro fatores que precedem cada avivamento, porém não são comuns a todos.  O texto que segue abaixo foi resumido a partir do livro "The Solemn Assembly" (A Assembléia Solene) por Richard Owen Roberts-1989.

1) Declínio Espiritual e Moral. Cada avivamento é precedido por um período de declínio moral e espiritual entre o povo de Deus. Como exemplos que ilustram este problema, podemos citar Êxodo 32 e 33, onde o declínio incluiu a fabricação do bezerro de ouro para ser adorado; e no tempo de Davi, que foi precedido por mais de seis décadas em que a Arca da Aliança de Deus estava fora do lugar certo em Jerusalém.

2) Execução do Juízo Divino. Sem exceção, os avivamentos sempre foram precedidos por alguma espécie de juízo da parte de Deus. Enquanto alguns destes juízos foram imediatos e finais, resultando em mortes entre os ímpios, outros foram misericordiosos e redentores, resultando em quebrantamento, oração, arrependimento e intensa busca da face de Deus.

3) Surgimento de Líder ou Líderes Consagrados ao Senhor. Este fato pode ser ilustrado, examinando a relação completa dos avivamentos no Velho Testamento:

a) Avivamento com Moisés Êx.32 e 33

b) Avivamento com Samuel ISm. Cap. 1 – 7

c) Avivamento com Davi IS.6,7

d) Avivamento com Asa IICr.4-16

e) Avivamento com Josafá IICr.17-20

f) Avivamento com Jeoiada IICr.23,24

g) Avivamento com Ezequias IICr. 29-32

h) Avivamento com Josias IICr.34,35

i) Avivamento com Zorobabel Ed.1-6)

j) Avivamento com Esdras Ed.7-10

k) Avivamento com Neemias Ne.1-13

l) Avivamento com Joel Jl.1, 2)

Obviamente, em cada caso Deus mesmo levantou um líder que tinha o pesado encargo das necessidades morais e espirituais do seu povo. As palavras de Moisés Êx.32.32 destacam isso enfaticamente: "Agora, peço-te, perdoa o seu pecado; ou, se não, risca-me do livro que escreveste". O intercessor é essa pessoa que se coloca na "brecha" para intermediar espiritualmente pelo povo Ez.22:30-31.

4) Manifestação Extraordinária do Poder de Deus. Embora esta ação tenha sido diferente em cada avivamento, a mais frequente tomada era da Assembleia Solene. Outra vez, observemos o que aconteceu em cada caso.

a) Moisés tomou a tenda e armou-a fora do arraial, a uma boa distância do arraial.  Chamou a este lugar de "tenda do encontro", e exigia a todos que quisessem buscar ao Senhor que fossem para fora do arraial, para longe do local do pecado, ao tabernáculo, para encontrar-se com o Senhor Ex.33.7-11.

b) Samuel ordenou que todo Israel se ajuntasse em Mispa, numa Assembleia Solene, onde orou por eles, e onde jejuaram e confessaram seus pecados ISm.7.5,6.

“A situação era tão decadente, que até o livro da lei havia se perdido no templo” IICr.34.14,15. Muitos dizem que seria o livro de Deuteronômio, mas também poderia ter sido a lei de Moisés, o Pentateuco. A história da igreja demonstra os resultados do afastamento da Bíblia. Quando o povo de Deus esquece a Bíblia e não tem a palavra de Deus na sua língua, ou quando os crentes deixam de ler a Bíblia, a decadência e as heresias são inevitáveis.    

Nos nossos dias temos visto, que muitos líderes perderam o livro da lei; e nos templos a palavra está sendo substituída por: Cantorias, jograis e danças, os cultos foram transformados em grandes shows. E a palavra de Deus está sendo coisa rara, como nos tempos do Sacerdote Eli. ISm.3.1.

Conclusão:  O povo de Deus (talvez em sua maioria) não está amando a Palavra do Senhor e estudando-a com dedicação! Sl.119.11,113, Jo.14.15. “Se a igreja pentecostal não viver a realidade do pentecoste, acabará por ser absorvida por um culto frio e estereotipado”.

 

REFERÊNCIAS

SHEED, Dr. Russell – Bíblia Sheed Almeida Revista e atualizada – Edições VIDA NOVA

RENOVATO, Elinaldo – Aviva a tua obra – CPAD

ANDRADE, Claudionor Correa – Fundamentos Bíblicos de um autêntico avivamento – CPAD 

 

Nenhum comentário: