segunda-feira, 15 de agosto de 2022

A AÇÃO DO ESPRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO GN.1.2

Introdução: Vemos na criação o destaque da trindade, a formação do pai; sustentada pelo filho e embelezada pelo Espirito Santo. Você pode usar diferentes verbos em sua vida cristã quando descreve a obra do Espírito Santo.

A palavra ‘ruah’ significa ou vento, ou espírito. “Pairar” é provavelmente uma que você muito raramente tenha usado. Então, enquanto Deus fala de seu trono no céu, o Espírito de Deus, através do Verbo de Deus, começa a fazer algo. Podemos notar que há duas coisas que o Espírito faz. O mundo é sem forma e vazio. O que o Espírito faz, enquanto paira sobre as águas:

1)    É trazer forma e ordem a partir da deformidade e ausência de forma da massa originalmente criada Sl.104.6-9;

a)    “O cristão pode estar sem forma e vazio, com sua vida em densas trevas, mas quando o Espirito Santo pairar sobre ele, dar forma e enche-o”.

b)    “Se perdeu a forma; volta a ter forma”.

2)    Depois, trazer plenitude ao vazio da massa criada original Gn.1.5.

As escrituras ensinam esse fato notável, que quando Deus criou o cosmo, logo no início, ele não tinha a forma e a plenitude que viria a ter durante os dias da criação.

Esse era o ministério do Espírito Santo: tomar o desforme e criar forma. Tomar o vazio e dar a esse vazio plenitude. Como você sabe, o resto do primeiro capítulo do livro de Gênesis descreve como a forma começa a acontecer. Depois, maravilhosamente, enquanto o Espírito de Deus continua a empregar a articulação do Verbo de Deus, tal vazio é cada vez mais cheio de plenitude.

I.O ESPÍRITO SANTO ANTES DA FORMAÇÃO DOS CEUS DA TERRA. GN. 1. 2

a)    Pairava sobre a desordem Gn.1.2;

b)    Criou e dispôs os céus e a terra Sl.33.6;

c)     Proporcionou vida a criação animal Gn.1.24,25;

d)    Chamou o homem a existência Gn.2.7, Jó.33.4.

II.O ESPÍRITO SANTO NA DISPENSAÇÃO DO GOVERNO HUMANO. Gn. 6. 3

a)    Após o crime que Caim tinha cometido todos os homens se deixaram levar pelas inclinações da carne Rm.3.23;

b)    Desta forma causando uma grande tristeza ao Espírito Santo Ef.4.30, Deus assim achou por bem de retirar o seu Espírito do meio dos homens. Fica com este fato, a lição de que Deus a qualquer momento pode retirar o seu Espírito de nós, para que isto não aconteça devemos nos manter em santidade para com Ele.

III.O ESPÍRITO SANTO NA ÉPOCA PATRIARCAL. Gn.24.1-3

a)    Neste momento o Espírito Santo encontra-se de forma profética, sendo representado na pessoa do servo de Abraão, Eliezer;

b)    Tipifica aqui, o Espírito de Deus que veio a terra, após a subida de Jesus ao céu, para preparar uma noiva para o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, distribuindo os seus dons Gn.24.47;

c)     E depois levar para o céu Jo.14.3.

IV.O ESPÍRITO SANTO NA DISPENSAÇÃO DA LEI.

a)    Bezalel Ex.31.2-5 este homem foi escolhido por Deus e cheio do Espírito Santo, para fabricar todos os móveis e utensílio do tabernáculo.

b)    Na casa do Senhor não se podes trabalhar em qualquer função sem que não seja cheio do Espírito Santo.

c)     Moisés e os setentas Ex.11.17,25-29 neste momento da história, é muito interessante notarmos que Deus repartiu da porção do espírito Santo que estava em Moisés e colocou sobre os setentas;

d)    Naqueles dias Deus não derramava do seu Espírito de forma completa, Ele o limitava.

V.O ESPÍRITO SANTO E OS JUIZES.

a)    Gideão Jz.6.34 Gideão foi cheio do Espírito do Senhor para vencer os midianitas com trezentos homens;

b)    Sansão Jz.14.6 Sansão cheio do Espírito Santo fez proezas com sua força sobrenatural, deus com sinal do Espírito Santo em sua vida, lhe dotava de uma força extraordinária.

VI.O ESPÍRITO SANTO E OS REIS DE ISRAEL.

a)    Saul ISm.10. 6,10 quando Deus resolveu escolher o primeiro rei de Israel, ele sabia que este tinha uma enorme necessidade, ele precisava ser cheio do Espírito Santo;

b)    Davi ISm.16.13 Davi a esta altura do campeonato, só sabia pastorear ovelhas, Davi, estava a sua disposição, Deus o encheu do seu santo Espírito.

VII.O ESPÍRITO SANTO E OS PROFETAS. Ez.2.2; 3.24; 8. 3

a)    O Espirito Santo falou com o profeta Ezequiel e enviou –o aos cativos Ez.2.1-3;

b)    O Espirito Santo entrou em Ezequiel Ez.3.24a;

c)     O Espirito pôs Ezequiel em pé Ez.3.24b;

d)    E falou com Ezequiel Ez.3.24c.

Conclusão: Demos graças a Deus pela presença gloriosa do Espirito Santo em nossa vida.

 

Nenhum comentário: