Introdução: Salvar aqueles que
crêem – Que crêem no Senhor Jesus Cristo. Essa era a especialidade e a
essência do plano de Deus, e isso pareceu à massa de pessoas um plano
desprovido de sabedoria e indigno de Deus. A pregação da cruz, que é assim considerada
tolice, é feita como um meio de salvá-las, porque estabelece o único plano de
misericórdia de Deus e declara a maneira pela qual os pecadores perdidos podem
se reconciliar com Deus.
Champlin escreveu que “a graça opera por causa do ‘amor’ de Deus e através do mesmo, mas
sempre com o tempero de sua ‘misericórdia’. A graça é divina, e não tem sua
origem no homem, ainda que a perversidade humana possa rejeitá-la ou anulá-la.
A graça é ‘mediada’ pela eleição divina, isto é, o decreto de Deus, embora isso
não elimine o livre-arbítrio humano. Porém, de que modo a eleição e o
livre-arbítrio podem ser verdadeiros ao mesmo tempo, não sabemos dizê-lo”.
Ele disse ainda que “a graça, embora mediada pela eleição, opera universalmente, visando à
salvação de todos os homens; e isso também mediante decreto e favor divinos.
Também não sabemos como ambas as coisas podem ser uma verdade, mas aceitamos
tal fato. Há um certo modo pelo qual Deus usa o livre-arbítrio humano sem
destrui-lo, ainda que não saibamos explicar como isso sucede. As limitações do
conhecimento humano, entretanto, não eliminam o valor da veracidade de certas
proposições bíblicas. A fé pode ver e aceitar verdades mais elevadas do que
pode fazê-lo a razão”. O apostolo Paulo em Ef.2.8 ele
declara que; “a salvação é pela graça, por meio da fé; e isso não vem de vós é
dom de Deus”.
a)
Pela graça somos chamados Gl.1.15;
b)
Pela graça somos salvos Ef.2.8;
c)
Pela graça somos fortificados IITm.2.1;
d)
Pela graça somos firmados Hb.13.9;
e)
Pela graça somos justificados Rm.3.24;
f)
Pela graça somos cheios de esperança IITs.2.16;
g)
Pela graça somos herdeirosTt.3.7.
O dicionário Bíblico Wycliffe , define a GRAÇA da seguinte
forma: “GRAÇA O conceito de graça é
multiforme e sujeito a desdobramentos nas Escrituras. No AT. Hen, “favor”, é o
favor imerecido de um superior a um subalterno. No caso de Deus e do homem, hen
é demonstrado por meio de bênçãos temporais e livramentos tanto no sentido
físico quanto no espiritual Jr.31.2, Ex.33.19. Hesed, “benevolência”, é a firme
benevolência expressada entre as pessoas que estão se relacionadas, e
particularmente em alianças das quais Deus entrou com seu povo e nas quais sua
hesed foi firmemente garantida IISm.7.15”.
Conclusão:
como dependente de Deus que somos, ele
nos salvou através de sua graça; ou seja, usou do seu favor, para nos dá o que
não merecíamos; “a salvação”.
FONTE
DE PESQUISA
BIBLIA DO PREGADOR;
ENCICLOPEDIA DE CHAMPLIM
DICIONARIO BIBLICO WYCLIFFE
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