Introdução: Ao longo de
toda a Bíblia, a graça de Deus se manifestou em três estágios:
No
primeiro estagio, Deus revelou Sua bondade e graça ao demonstrar
misericórdia, favor e amor para com todos os homens em geral, mas para com
Israel em particular.
No segundo estágio, Deus
expressou ou apresentou Sua graça, de forma mais clara, através de Jesus
Cristo, o qual veio ao mundo para pagar pelos pecados do homem mediante Sua
morte sacrificial na cruz.
No terceiro estagio, a graça de
Deus proporciona salvação e santificação a todos os que, pela fé, confiam em
Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas.
No âmbito da teologia, graça consiste
no dom sobrenatural, concedido por Deus como meio de salvação.
No
cristianismo, graça é o dom gratuito de Deus ao homem num encontro
transformante em que a criatura humana é restaurada. Através da graça, Deus
confere ao homem a participação na vida divina fazendo-o Seu filho adotivo.
Perdida a amizade de Deus pelo pecado, a sua recuperação é feita ou pelo
arrependimento genuíno dos pecados e aceitação do sacrifício de Jesus. Ninguém
é salvo sem receber a graça de Deus. A salvação é pela graça, o que significa
que é gratuita, e é algo que não podemos alcançar pelos nossos próprios
esforços.
Graça
significa um favor que você recebe sem merecer. A graça de Deus é toda a
bondade que Ele derrama sobre nós, porque Ele é bom e quer nos abençoar. Deus
gosta de nos abençoar, apesar de muitas vezes não merecermos. Jesus Cristo é a
própria graça vindo do ceu Jo.1.14,17
Ilustração : O
homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma garotinha se
aproximou da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrine. Os
olhos da cor do céu, brilhavam quando viu um determinado objeto. Entrou na loja
e pediu para ver o colar de turquesa azul.
– É
para minha irmã. Pode fazer um pacote bem bonito? – diz ela. O dono da loja
olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou:
–
Quanto de dinheiro você tem? Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um
lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e
feliz, disse:
–
Isso dá? Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa.
–
Sabe, quero dar este presente para minha irmã mais velha. Desde que morreu
nossa mãe ela cuida da gente e não tem tempo para ela. É aniversário dela
e tenho certeza que ficará feliz com o colar que e da cor de seus olhos. O
homem foi para o interior da loja, colocou o colar em um estojo, embrulhou com
um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.
–
Tome!, disse para a garota. Leve com cuidado. Ela saiu feliz saltitando
pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de cabelos
loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão
o já conhecido embrulho desfeito e indagou:
–
Este colar foi comprado aqui?
–
Sim senhora.
– E
quanto custou?
–
Ah!, falou o dono da loja. O preço de qualquer produto da minha loja e sempre
um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente. A moça continuou:
–
Mas minha irmã tinha somente algumas moedas! O colar é verdadeiro, não
é? Ela não teria dinheiro para pagá-lo!”
O
homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o
devolveu a jovem.
–
Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. ELA DEU TUDO O QUE TINHA.
O
silêncio encheu a pequena loja e duas lágrimas rolaram pela face emocionada da
jovem enquanto suas mãos tomavam o pequeno embrulho.
E
NÓS, TERÍAMOS DINHEIRO PARA PAGAR O QUE JESUS FEZ POR NÓS?
Champlin
escreveu que “a graça opera por causa do ‘amor’ de Deus e através do mesmo, mas
sempre com o tempero de sua ‘misericórdia’. A graça é divina, e não tem sua
origem no homem, ainda que a perversidade humana possa rejeitá-la ou anulá-la.
A graça é ‘mediada’ pela eleição divina, isto é, o decreto de Deus, embora isso
não elimine o livre-arbítrio humano. Porém, de que modo a eleição e o
livre-arbítrio podem ser verdadeiros ao mesmo tempo, não sabemos dizê-lo”.
Ele
disse ainda que “a graça, embora mediada pela eleição, opera universalmente,
visando à salvação de todos os homens; e isso também mediante decreto e favor
divinos. Também não sabemos como ambas as coisas podem ser uma verdade, mas
aceitamos tal fato. Há um certo modo pelo qual Deus usa o livre-arbítrio humano
sem destrui-lo, ainda que não saibamos explicar como isso sucede. As limitações
do conhecimento humano, entretanto, não eliminam o valor da veracidade de
certas proposições bíblicas. A fé pode ver e aceitar verdades mais elevadas do
que pode fazê-lo a razão”. O apostolo Paulo em Ef.2.8 ele declara
que; “a salvação é pela graça, por meio da fé; e isso não vem de vós é dom de
Deus”.
a) Pela graça
somos chamados Gl.1.15;
b) Pela graça
somos salvos Ef.2.8;
c) Pela
graça somos fortificados IITm.2.1;
d) Pela graça
somos firmados Hb.13.9;
e) Pela graça
somos justificados Rm.3.24;
f) Pela
graça somos cheios de esperança IITs.2.16;
g) Pela graça
somos herdeirosTt.3.7.
O
dicionário Bíblico Wycliffe , define a GRAÇA da seguinte
forma: “GRAÇA O conceito de graça é multiforme e sujeito a
desdobramentos nas Escrituras. No AT. Hen, “favor”, é o favor imerecido de um
superior a um subalterno. No caso de Deus e do homem, hen é demonstrado por
meio de bênçãos temporais e livramentos tanto no sentido físico quanto no
espiritual Jr.31.2, Ex.33.19. Hesed, “benevolência”, é a firme benevolência
expressada entre as pessoas que estão se relacionadas, e particularmente em
alianças das quais Deus entrou com seu povo e nas quais sua hesed foi
firmemente garantida IISm.7.15”.
Graça com proposito:
a)
Graça para adotar Jo.1.12,13;
b)
Graça para perdoar Lc.23.34;
c)
Graça para justificar Rm.5.1;
d)
Graça para salvar Tt.2.11
I- A
GRAÇA QUE PRODUZ VIDA EF.2.1-3,5
a)
Antes
a morte espiritual, agora, porém a vida de Cristo Gl. 2.19-20;
b)
Antes
o governo do mundo, carne e do diabo, que produz morte, agora o domínio de Deus
que gera a vida Jo.10.10;
c)
Antes
filhos da ira e mortos no pecado, agora filhos da graça da vida por meio de
Cristo Tt.2.11-14.
II- A
GRAÇA QUE PRODUZ AMOR Ef.2.4-6
a)
Um
amor que repousa na riqueza maravilhosa e misericordiosa de Deus Jo.15.13;
b)
Um
amor que é caracterizado por uma firme causa Jo. 3.16;
c)
Um
amor que muda a condição de morto para vivo e nos posiciona juntamente com
Cristo IPd.1.3-5.
III- A
GRAÇA QUE PRODUZ SALVAÇÃO Ef.2.7-8 a
a)
Salvação
que aponta claramente para o tempo da glorificação I Co. 2.9;
b)
Salvação
que está alicerçada na imensa bondade de Deus em Cristo Rm. 2.3-4;
c)
Salvação
que se baseia num favor não merecido Rm. 3.23-24.
IV- A
GRAÇA QUE PRODUZ FÉ Ef.2. 8-10
a)
A
fé é o meio pelo qual se compreende e usufrui da graça, não existe graça sem fé
Hb.10.38; 11.6.
b)
A
fé é também um dos elementos principais do dom de Deus não tendo o homem mérito
nenhum na sua atividade por meio de obras Jd. 3;
c)
Portanto
a fé gera um coração piedoso que é inclinado a fazer boas obras como resultado do
exercício da graça Tg. 2.18-20.
Conclusão: Para um grupo. Mas a toda a humanidade. Está ao alcance de todo
aquele que crê. É por meio dela que podemos ter a comunhão restaurada com Deus
e conhecemos o amor.
Não
há absolutamente nada que possamos fazer para ser remidos, a não ser pedir
perdão a Deus confessando Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas
vidas. A graça é o maior presente que poderíamos receber do Criador.
Definitivamente, nada se compara a ela. Porque a graça de Deus se
manifestou salvadora a todos os homens. Tt. 2:11.
FONTE DE
PESQUISA
BIBLIA
DO PREGADOR;
ENCICLOPEDIA
DE CHAMPLIM;
DICIONARIO
BIBLICO WYCLIFFE;
BIBLIA
DE ESTUDO SHEED;
BIBLIA
DE ESTUDO PENTECOSTAL;
MIL
ILUSTRÇÕES BIBLICAS.
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