sábado, 25 de junho de 2022

TRÊS MOTIVOS PARA VIGIARMOS E ORAR MT26.41

 

Introdução: Varias vezes Jesus enfatizou sobre a vigilância. Um dos motivos que muitas vezes não recebemos a bênção é devido à Falta de Vigilância. Muitos passam horas com os joelhos dobrados, mas na primeira oportunidade em que têm de colocar na prática àquelas horas de oração, põem tudo a perder. Passam horas orando, mas na primeira oportunidade: mentem, xingam, roubam, adulteram, se prostituem, odeiam, são desonestos, e depois perguntam: “Senhor por que o Senhor não me responde? ” Ele não te responde porque você não esta vivendo conforme SUA PALAVRA!

A falta de vigilância é o motivo pelo qual as comportas do céu se fecham fazendo com que as bênçãos não te alcancem. Temos que em todo tempo: Olhar, Vigiar e Orar!

Eu não posso só olhar e não vigiar; ou eu não posso só vigiar e não orar.  “Olhai, Vigiai e Orai” Através destas três advertências, Jesus pede cautela.

O cristão precisa ser cauteloso, ser vigilante e perseverante na oração.

1ª RECOMENDAÇÃO DE JESUS CRISTO, OLHAI: Olhar neste caso significa: ATENÇÃO, CAUTELA, VISÃO FOCADA NAS COISAS DE DEUS, ESTAR SEMPRE ATENTO AQUILO QUE É DE DEUS, DESPREZANDO AS COISAS DO MUNDO. “Olhando para Jesus, autor e consumador da Fé” Hb. 12:2 “Olhai para Mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da Terra; porque Eu Sou Deus, e não há outro” Is. 45:22.

2ª RECOMENDAÇÃO DE JESUS CRISTO, VIGIAI:  A exortação à vigilância é um ponto muito forte nos ensinamentos do Senhor Jesus fala a respeito da Sua Segunda Vinda. Em Mt.  26:41 Jesus diz: “Vigiai e Orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o Espírito está pronto, mas a carne é fraca. ” Jesus disse isto para advertir seus discípulos em Lc. 21:36 “Vigiai, pois a todo o momento” Nós precisamos estar vigiando com relação ao que está acontecendo no Mundo para não sermos tragados pelas ciladas do inimigo.

3ª RECOMENDAÇÃO DE JESUS, ORAI: A oração é um dos temas mais enfatizados na Bíblia. A Bíblia é um verdadeiro manual de oração. Se não houvesse tanto a necessidade de orar a bíblia não falaria tanto deste assunto. Os apóstolos oravam unânimes e perseverantes. Isto está em At. 1:13 e 14.

Paulo chegou a estimular a igreja a orar de forma ininterrupta o tempo todo. ! Ts 5:17 Essas três advertências se fazem necessárias em nossos dias. “Olhai, Vigiai e Orai”.

“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai pois em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do Homem.” Lc. 21:34-36

“vigiai e orai para que não entreis em tentação; pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mc 14,38 "Orando em todo o tempo com toda oração e suplica no Espirito, e vigiando nisto com toda a perseverança e suplica por todos os santos, ” Ef. 6,18 "Vigiai, e orai, para que não entreis em tentação." O Espírito muitas vezes está pronto, mas a nossa carne é muito fraca. E nós precisamos por um freio na nossa carne, língua, corpo e mente; e este freio vem através da vigilância, da oração e da Palavra de Deus. São Paulo, afirma: - Intensificai as vossas orações e súplicas. Orai em toda a circunstância, pelo espírito.  A mensagem que precisa ficar para você hoje é esta: Olhai, vigiai e orai. Nós não estamos vigiando e orando como deveríamos; você quer ver? Muitas pessoas procuram e recebem de Jesus a cura espiritual e, muitas vezes, a cura física também. Recebem a paz, a alegria, a salvação, o amor e a vida de filhos de Deus. Essas pessoas têm uma melhora rápida, tanto espiritual quanto física, Glória a Deus!
1) POR CAUSA DA NATUREZA HUMANA

a)    Porque o pecado está presente na natureza humana como uma lei Rm. 7.21,

·       Não aprova o que faz, mas faz o que aborrece v. 15

·       Se faço, consisto em ser boa a lei do pecado v. 16

·       Não sou eu que faço, mas o pecado habita em mim v.17

·       Na minha natureza não habita bem algum. V. 18, eu desejo fazer o bem, mas não consigo realizar, veja v.19.

b)    Porque os meus membros batalha contra o entendimento V.23

·       Língua Sl. 34.13, Ef. 4.29

·       Não devemos confiar na nossa própria natureza

·       Ex. Sansão Nazireu de Deus – caiu nos laços de Dalila;

·       Ex. Davi homem segundo o coração de Deus – Adulterou com Betseba

2) POR CAUSA DO DIABO 1PD. 5.8, 2Co. 2.10,11

O INIMIGO AGE NO ÂMBITO DA MENTE, DA EXPERIÊNCIA E DA CONDUTA OU PRÁTICA Estou certo de que uma das principais causas das más condutas da igreja hoje é o fato de que o diabo está sendo esquecido. Tudo é atribuído a nós mesmos; todos nós temos chegado a ser por demais psicológicos em nossas atitudes e pensamentos.

Ignoramos este grande fato objetivo, "a existência do diabo", o adversário, o acusador, com seus dardos inflamados.

Há igrejas onde o diabo é o foco, há outras onde ele é esquecido. Jesus Cristo deve ser o nosso foco, mas o inimigo jamais deve ser ignorado.

Leiamos modos de agir e intenções do Diabo, o nosso inimigo:

1) Ele engana: Ap. 12:9

2) Ele acusa: Ap 12:9-11

3) Ele tenta: Mt. 4:1

4) Ele causa confusão: Mt. 13:37-42

5) Ele arrebata a palavra do coração: Lc. 8:12

6) Ele é o pai da mentira: Jo. 8:44-45

7) Ele oprime e escraviza: At. 10:38,  2 Tm 2:25-26, Hb 2:14-15

8) Ele perverte os caminhos do Senhor: At. 13:10

3) POR CAUSA DO SISTEMA 1 Jo. 2.15,16

O "sistema do mundo", conforme denominado pela Bíblia, além de manipular, subjugar e manter os seres humanos sob o domínio de Satanás, também objetiva desviar, por todos os meios, os crentes dos caminhos do Senhor. A Igreja jamais pode minimizar, ou ignorar, as ardilosas tramas deste sistema. Ela precisa sim, posicionar-se contra ele, a fim de prosseguir vitoriosamente em Cristo Jesus I Jo 5:4-5.

Sistema: conjuntos de elementos concretos e abstratos relacionados entre si.  

Mundano: relativo ao pecado no mundo material, espiritual, sistema pecaminoso.

O mundanismo não está limitado somente as coisas exteriores como: pessoas, lugares ou conjunto de lugares. É também interior, nesse contexto há três princípios básicos:

- A cobiça, que é a preocupação pelo prazer físico.

- A cobiça por tudo o que vê, desejo incansável em acumular bens, curvando-se ao deus do materialismo;

- O orgulho pelas posses e obsessão pelo dinheiro acarreta cargos mal-intencionados, de trabalhos ilegais. Satanás ofereceu os reinos deste mundo a Cristo. Mt 4.8, 9. Satanás reina neste mundo.

- O pecado entrou no mundo quando Adão aceitou a proposta de Satanás, ouvindo-o, ficando debaixo de uma liderança desobediente e rebelde.

- Rebeldes filhos do Diabo, Jo 8.44 (Eram líderes mentirosos)

- Só podem se tornar filhos de Deus pelo novo nascimento. Jo 3.3-7.

Pessoas infelizes são usadas por satanás para obstruir os planos de Deus. Gn 4.8, Rm 5.12, I Jo 3.12

O mundo inteiro jaz no maligno... I Jo 5.19

- Não existe meio termo, existe sim duas escolhas estar em Deus obedecendo e desfrutando da proteção divina; ou no mundo sob o domínio do opositor Diabo, Satanás.

Conclusão: Não devemos esquecer que estamos vivendo os momentos finais aqui na terra e que precisamos estar alertas, pois o inimigo está sempre a procura de destruir aqueles que buscam a Deus, a recomendação é essa Orai e vigiai.

Nenhum comentário: