segunda-feira, 27 de junho de 2022

AS SUTILEZAS DE SATANAS CONTRA A IGREJA CL.2.8

 

Introdução: Só através da Palavra de Deus, poderemos desmascarar as sutilezas e os ata­ques de Satanás contra a Igreja de Cristo.

 O apostolo Paulo em ITm.4.1, "Mas o Espírito ex­pressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos engana­dores e a doutrinas de demônios".

O cerne da presente lição encon­tra-se no versículo 8. Neste, há um divisor entre a compreensão positi­va e negativa da doutrina de Cristo demonstrada por três expressões: "segundo os homens" (kata anthrõpõn); "segundo o mundo" (kata tou kosmou); e "segundo Cris­to" (kata Christon). As duas primei­ras, não apenas opõe-se a última, mas a combatem. Fazem parte da­quilo que Paulo denominou de "fi­losofias" e "vãs sutilezas". Estas, pro­cedem de fontes humanas e malig­nas, enquanto a terceira, fundamen­ta-se na revelação divina em Cristo. "Segundo os homens", refere-se à crença em um conjunto de tradições orais ou lendárias que, pela sua antiguidade, parecia ser merecedora de crédito e aprovação. Contudo, não passava de sutileza ou engodo (apatè). "Segundo o mundo", difere da primeira, pois enquanto a expressão "segundo os homens" baseia-se nas lendas artificiosas, esta, na ado­ração aos espíritos ou "aeons". Portan­to, a religião professada em Colossos era constituída de um fundamento te­órico antigo que formava a doutrina e fortalecia a crença na adoração a es­píritos intermediários entre Deus e os homens.

Desde os tempos bíblicos, Satanás vem usando os seus agentes a fim de levar o povo de Deus a de­sacreditar na Bíblia como palavra de Deus, na divindade e na obra redentora de Cristo. Te­mos de estar devidamente prepa­rados para detectar e desmascarar suas sutilezas. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da Igreja de Cristo nestes últimos dias.

Os ardis de satanás

1. SEUS DISFARCESDesde a fundação da Igreja, os falsos mes­tres vêm disfarçando-se entre os fi­lhos de Deus para disseminar suas heresias. Jesus disse que os mestres do erro se apresentam "vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" Mt 7.15. A Bíblia classifica os tais como "fal­sos apóstolos" e "obreiros fraudu­lentos", identificando-os como agentes de Satanás que se transfi­guram "em ministros da justiça" IICo.11.13-15. Devemos, por isso, acautelar-nos deles. Através dos falsos mestres satanás consegue dominar as pessoas.

1.    Ele cega as pessoas IICo.4.4;

2.    Ele seduz seus corações Ap.20.10;

3.    Ele engana com meias verdades IICo.11.14;

4.    Ele as atenta com engodos Ef.6.11;

5.    Ele as segura sobre seu domínio At.26.18

 

2. SUAS ESTRATÉGIASOs expo­sitores sectários preocupam-se com a aparência, pois costumam apre­sentar o seu movimento como um paraíso perfeito IITm.3.5. Outros, em razão do terrorismo psicológico e da pressão que sofrem de seus líderes. Seus argumentos são recursos retóricos bem elaborados e persuasivos, para convencer o povo a crer num Jesus estranho ao Novo Testa­mento IICo.11.3.

A perícia dos heresiarcas

1. "PALAVRAS PERSUASIVAS(v.4). Os falsos mestres, a quem o apóstolo se refere, estavam envol­vidos com o legalismo judaico: circuncisão Cl.2.11, preceitos dietéticos e guarda de dias Cl 2.16. Há também várias referências ao gnosticismo Cl.2.18, 23. O verbo grego pâralogizomai, "enganar, se­duzir com raciocínios capciosos", descreve com precisão a perícia dos falsos mestres na exposição de suas heresias. O nosso cuidado deve ser contínuo para não nos tornarmos presas desses doutores do engano.

 

2. O JESUS QUE RECEBEMOS (vv.6,7). O apóstolo insiste que devemos andar de acordo com o evangelho, a fim de ficarmos arrai­gados, edificados e firmados na Pa­lavra de Deus. Isto é a nova vida do crente.

a)    Andando em novidade de vida Rm.6.4; 8.1;

b)    Andando em fé e não por vista IICo.5.7;

c)     Andando no Espirito Gl.5.16;

d)    Andando como Jesus andou IJo.2.6.

 Entretanto, a mensa­gem dos agentes de Satanás é sem­pre contra tudo o que cremos, pre­gamos e praticamos. Às vezes, há alguns pontos aparentemente co­muns entre nós e eles, e nisso resi­de o perigo, visto que é por onde tais ensinos se introduzem.

 

3. A SIMPLICIDADE DO EVAN­GELHO. A mensagem do evangelho é simples e qualquer ser humano, independentemente de seu preparo intelectual e origem, é capaz de entender; basta dar lugar ao Espirito Santo, que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Jo.16.8. A conversão ao cristia­nismo não é resultado de estraté­gia de marketing, nem de técnicas persuasivas ICo.2.4. Não é ne­cessário, portanto, um "curso de lógica" para alguém ser salvo ou entender os princípios da fé cristã.

As sutilezas do erro

1. "NINGUÉM VOS FAÇA PRE­SA SUA(v. 8a). O significado de "presa" revela o que acontece, ainda hoje, com os adeptos das seitas. O verbo grego sylagõgeõ, "levar como despojo, prisioneiro de guer­ra, sequestro, roubo", descreve o estado espiritual dos que seguem os falsos mestres. Um dos objetivos dos promotores de heresias é es­cravizar as suas vítimas para terem domínio sobre elas Cl.2.18, Gl.4.17. Hoje, muitos estão nos grilhões das seitas como verdadeiros escravos.

2. "POR MEIO DE FILOSOFIAS(v. 8b). Não há indícios de que o apóstolo esteja fazendo alusão às escolas filosóficas da Grécia. O estoicismo e o epicurismo eram as filosofias predominantes do mundo romano na era apostólica e são men­cionadas em o Novo Testamento At.17.18. As "filosofias" de que Paulo trata são conceitos mundanos, con­trários à doutrina e à ética cristã. Qualquer sistema de pensamento, ou disciplina moral, era, naqueles dias, chamado de "filosofia". Os epicureus sustentavam uma filosofia de visão materialista da alma: ela se dissolvia e se dissipava na morte. Atualmente os sucessores dos epicureus  falam de “fazer o que der na cabeça”, e o egoísmo desenvergonhado exibido por eles raramente é atenuado pela qualificação ordinária “desde que ninguém saia prejudicado”, principio mais quebrado do que observado.

3. "VÃS SUTILEZAS(v. 8c). Engano e sutileza, nesse contexto, significam a mesma coisa. A palavra grega usada para sutileza é apaté, isto é, "engano" Ef.4.22, "sedução" Mt.13.22. É usada para referir-se a pessoas de conduta enganosa e embusteira que levam outras ao engano. É mediante tais recursos que os mestres do erro conduzem suas víti­mas ao desvio. Tais sutilezas impe­dem as pessoas de verem a verdade e, como consequência, tornam-se ca­tivas das astúcias de Satanás.

4. "SEGUNDO A TRADIÇÃO DOS HOMENS(v. 8d). Não é a tradi­ção apostólica nem judaica, mas um sincretismo de elementos cristãos, judai­cos e pagãos: angelolatria e ascetismo, por exemplo. Eram práticas que se opunham ao evangelho. Trata-se de tradição humana (Crença em um corpo de tradições lendárias que, pela sua antiguidade, era merece­dora de crédito e anuência.) Ao passo que o evangelho veio do céu Gl.1.11, 12).

Os rudimentos do mundo

1. O SIGNIFICADO DE "RUDIMENTOS(v. 8). A expressão "rudimentos do mundo", literalmente é: "elementos do universo", ou "rudimentos do mundo", em nossas versões. A palavra stoicheion, "fun­damento, elemento", aparece na fi­losofia grega para os quatro ele­mentos da natureza: terra, água, ar e fogo que, segundo ensinavam os físicos gregos, compõem a totalida­de do mundo IIPe.3.10,12. Para outra escola filosófica da Grécia, significava "elementos espirituais", ou "espírito vivo", que se difundia por toda a natureza como força vivificante.

 

2. O APÓSTOLO SE REFERE A QUE "RUDIMENTOS"? Essa palavra é usada, também, com o sentido de "princípio básico" Hb.5.12 e de "elementos judaicos" ou "adoração cósmica" do sincretismo helênico Gl 4.3, 9. O termo deve ser anali­sado à luz do contexto e, aqui, mos­tra que são uma referência aos poderes demoníacos que se opunham a Cristo. Veja que o apóstolo con­trapõe esses rudimentos a Cristo: "segundo os rudimentos do mun­do e não segundo Cristo".

 

3. A DEIDADE DE CRISTO EM JOGO. Cristo é superior a todos os poderes Ef.1.21.

a)    Ele é de cima Jo.3.31;

b)    É sobre todos Jo.13.13;

c)     Ele é a cabeça da igreja Cl.1.18.

Os crentes, por­tanto, não precisam dos stoicheia, ou poderes demoníacos, apresenta­dos pelos falsos mestres. As vãs fi­losofias são oriundas dos homens e do reino das trevas e não de Cris­to. Há uma diferença abissal entre Cristo e os rudimentos do mundo. Não se trata, por conseguinte, de um demiurgo dos gnósticos, nem dos poderes cósmicos dos adeptos da Nova Era (v. 9).

4. O SIGNIFICADO DE "TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE(v.9). Temos, neste contexto, o Deus ver­dadeiro com toda a sua plenitude. O sentido de "divindade", no texto original, é "deidade". Um conceitu­ado dicionário de grego afirma: "deidade, difere de divindade, como a essência difere da qualidade ou atributo". Na Tradução do Novo Mundo, as Testemunhas de Jeová diluíram o v. 9, traduzindo-o por "qualidade divina", para adaptar à Bíblia as suas crenças, atitude pró­pria dos falsos mestres.

 

Concluindo -  O povo de Deus vive em cons­tante batalha espiritual. O inimigo sempre trabalhou para desviar os crentes da vontade divina, induzindo-os a crenças falsas e práticas que desonram ao Criador. Por isso, devemos estar atentos quando um movimento religioso se apresenta com persuasão e argumentos apa­rentemente convincentes. Trata-se, geralmente, de alguém que preten­de mostrar-nos algo que não está de acordo com a Palavra de Deus.

"O que Significa 'Seita'?

1. EtimologiaO historiador Flávio Josefo e muitos outros escrito­res antigos usaram a palavra hairesis com o sentido de 'escola' de pensamento, 'doutrina' ou 'religião', sem conotação pejorativa. O verbo grego haireõ, de onde vem o substantivo em foco, significa 'escolher'. Na literatura clássica tem o sentido de escolha filosófica ou política. Todavia, o Novo Testamen­to traz essa palavra com o sentido de 'divisão, dissensão', pois lemos: 'E até importa que haja entre vós heresias, para os que são sinceros se manifestem entre vós' (1 Co 11.19). A versão Almeida Atualiza­da traduziu por 'partido'; a NVI, por 'divergências'; a Tradução Bra­sileira, por 'facção'. A mesma pala­vra aparece em Gálatas 5.20 sendo traduzida por 'dissensão'. [...] Con­vém salientar que a palavra grega para 'heresias' em o Novo Testa­mento, é a mesma para 'seita', hairesis. O termo 'herege', que apa­rece em Tt 3.10, hairetikos, é ad­jetivo que vem do referido substan­tivo grego. O sentido de erro doutrinário, como 'heresia', no campo teológico que nós conhecemos hoje, aparece pela primeira vez em 2 Pedro 2.1. É nessa acepção que refutamos tais heresias.

2. ConceituaçãoAtualmente a pa­lavra 'seita' é usada para designar as religiões heterodoxas ou espúrias. É uma palavra já desgastada, trazendo em si, muitas vezes, um tom pejora­tivo. São grupos que surgiram de uma religião principal e seguem as normas de seus líderes ou fundadores e cujos ensinos divergem da Bíblia nos prin­cipais pontos da fé cristã. São uma ameaça ao cristianismo histórico e um problema para as igrejas.

3. Problemas[...] As heresias afetam os pontos principais da dou­trina cristã, no que diz respeito a Deus: Trindade, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo; ao ho­mem: natureza, pecado, salvação, origem e destino; aos anjos, à igre­ja e às Escrituras Sagradas. O mais grave erro é quando diz respeito à Divindade. Errar em outros pontos da fé cristã pode até não afetar a salvação, mas a doutrina de Deus é inviolável. Negar 'o Senhor' é tra­zer sobre si repentina destruição.

Os novos movimentos internos como a Confissão Positiva e o G-12 não devem ser classificados como seitas, pois além de não afetarem os pontos salientes da fé cristã, seus ensinos e práticas não são necessariamente heresias, mas aberra­ções doutrinárias. O efeito destru­tivo pode ser pior do que os movi­mentos externos, pois Satanás se utiliza, muitas vezes, da arrogân­cia ou da ignorância dos mentores dessas inovações para causar divi­sões nas igrejas." (SOARES, Esequias. Manual de apologética cris­tã. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p. 25-7.)

FONTES DE PESQUISA:

Revista da EBD 3º trimestre de 2022

Bíblia Thompson

Bíblia do pregador

Bíblia de Estudo Pentecostal

Bíblia de Estudo NVI

Comentário Judaico do Novo Testamento



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