Introdução: "vocação espiritual".
Em termos etimológicos, César (2002, p. 19), em sua obra "Vocação, perspectivas bíblicas e teológicas", ele nos
informa que o termo "vocação" na literatura neotestamentária tem
origens gregas no verbo kaleo
(chamar, nomear convocar, cf. Ef 4.1 e suas variações, o substantivo klêsis (vocação, chamado, convite,
cf. 1 Co 1.26 e no adjetivo kletós
(chamado, convocado, cf. Rm 1.6. Esses termos podem ser usados no sentido de
vocação precedente da parte de Deus para a salvação e para o serviço.
Em termos
conceituais e teológicos, Leon Dufour (apud CÉSAR, Idem, p. 20-22) define
vocação como:"[...] o chamado que
Deus dirige ao homem a quem Ele escolheu para si e que destina a uma obra
especial no seu plano de salvação e no destino do seu povo. Na origem da
vocação há, portanto, uma eleição divina; no seu termo, uma vontade divina a
cumprir."
A vocação de Moisés estava
fundamentada:
1 NA GRAÇA DE DEUS 2 TM 1.8-9.
Por sua
graça Deus não nos escolhe com base em nossos méritos pessoais, mas,
fundamentado em seu favor imerecido.
Provisões da graça de Deus:
a)
Sentido
Físico
b)
Sentido
Espiritual
2 NA SOBERANIA DE DEUS IS
44.1-2. Por sua
soberania Deus nos escolhe por ser Senhor absoluto sobre todas as coisas. Ele
manda e não é mandado, estabelece e não é removido, diz e faz.
3 NA DETERMINAÇÃO DE DEUS SL
139.16. A
determinação de Deus está associada à sua soberania. Os nossos dias estão
escritos em seu livro. Cabe a nós conhecer a sua vontade e livremente escolher
obedecê-la.
4 NO CONHECIMENTO DE DEUS
SOBRE NÓS JR 1.5. O
conhecimento de Deus implica em Ele saber coisas sobre nós, da nossa disposição
em amá-lo, servi-lo, buscá-lo e obedecê-lo, apesar de sermos quem somos, apesar
de nossas fraquezas, de nossas instabilidades e limitações.
Conclusão: Em Ef. 4. 1,7 O Apostolo Paulo
conclama aos crentes viver uma vida digna do chamado que receberam de Deus...
Mas a graça de Deus foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de
Cristo.
a)
Ninguém
pode servir a Deus se não for por Ele vocacionado e capacitado com poder
espiritual. O preparo do homem e da mulher de Deus para o cumprimento da missão
(vocação) se dá na “escola da vida”, na busca pelo aperfeiçoamento através de
treinamento formal ou informal, e de um relacionamento mais íntimo com aquele
que o chamou;
b)
O temor é
um sentimento saudável. Diante da grande e desafiadora obra para qual o Senhor
nos comissiona, é natural que temamos, mas é necessário que confiemos em Deus
Êx 4.13; Jr 1.6; Jz 6.15, Jn 1.3. O temor pode ser um bom sinal, quando aponta
para a consciência de nossa total dependência do altíssimo;
c)
Antes de
assumir qualquer cargo ou função de liderança entre o povo de Deus, busque ter
a convicção de se tratar de um chamado divino. Deus não deixa dúvida alguma
para os seus vocacionados. Das mais diversas formas e maneiras Ele confirmará a
sua chamada.
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