Introdução: O rei Salomão pediu sabedoria para Deus. Tiago diz
que podemos pedir sabedoria a Deus.
· Champlin disse: A sabedoria é a princesa das
virtudes;
· Elizabeth George disse que há três passos para
adquirirmos essa sabedoria:
O Primeiro é Pedirmos;
O Segundo é pedirmos a Deus;
O terceiro é pedirmos com fé.
O que é sabedoria? Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Uma pessoa
pode ser culta e tola. Hoje se dá mais valor à inteligência emocional do que a
inteligência intelectual. Uma pessoa pode ter muito conhecimento e não saber se
relacionar com as pessoas. Ela pode saber muito e não saber viver com ela e com
os outros. “O Senhor é quem dá sabedoria Pv.2.6”, precisamos de sabedoria para
vivermos, pois, os dias são maus Ef.5.15,16, “o temor do Senhor da sabedoria
Pv. 1.7”, o homem que agrada a Deus, Deus dá sabedoria Ec.2.26, quem recebe
sabedoria de Deus ninguém o contradiz Lc.21.15
Tiago está contrastando dois diferentes tipos de sabedoria: da terra e
do céu. Qual sabedoria governa a sua vida?
I. O
CONTRASTE SOBRE A ORIGEM – TG.3.15, 17a
Há uma sabedoria que vem do alto e outra que vem da terra. Há uma
sabedoria que vem de Deus e outra engendrada pelo próprio homem.
A Bíblia traz alguns exemplos da
tolice da sabedoria do homem:
1) A torre de Babel parecia ser um projeto sábio, mas terminou em
fracasso e confusão;
2) Pareceu sábio a Abraão descer
ao Egito em tempo de fome em Canaã, mas os resultados provaram o contrário Gn
12:10-20;
3) O rei Saul pensou que estava sendo sábio que colocou a sua armadura
em Davi;
4) Os discípulos pensaram que estavam sendo sábios quando despediram a
multidão no deserto, mas o plano de Cristo era alimentá-la por meios deles;
1. A SABEDORIA DA TERRA – ELA É
TERRENA, NATURAL (NÃO ESPIRITUAL) E DEMONÍACA.
a)
A sabedoria terrena – É a sabedoria deste mundo ICo.1.20-21. A
sabedoria de Deus é tolice para o mundo e a sabedoria do mundo é tolice para
Deus. A sabedoria do homem vem da razão, enquanto a sabedoria de Deus vem da
revelação.
b)
A sabedoria natural – A palavra grega é psykikos. Essa palavra é
traduzida por natural ICo 2.14; 15.44,46 como oposto de espiritual. Em Judas 19
essa palavra é traduzida como sensual. Essa sabedoria escarnece das coisas
espirituais: não dá valor.
Exemplo: O mundo está cada vez mais secularizado.
As coisas de Deus não importam.
c)
A sabedoria demoníaca – Essa foi a sabedoria usada pela serpente para
enganar Eva, induzindo-a a querer ser igual a Deus e fazendo-a descrer de Deus
para crer nas mentiras do diabo. As pessoas hoje continuam crendo nas mentiras
do diabo Rm.1.18-25.
2. A SABEDORIA DO ALTO – A verdadeira sabedoria vem de Deus, do alto,
visto que ela é fruto de oração 1.5,
a)
Ela é dom de Deus Tg.1.17. Essa sabedoria está em Cristo: Cristo é a nossa
sabedoria ICo 1.30.
b)
Em Jesus nós temos todos os tesouros da sabedoria
escondido Cl 2.3.
c)
Essa sabedoria está na Palavra, visto que ela nos
torna sábios para a salvação IITm 3.15.
d)
Ela nos é dada como resposta de oração Ef.1.17; Tg
1.5.
II.
CONTRASTE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS – TG.3.13-14, 17
Desde que as duas sabedorias procedem de origens radicalmente opostas,
elas também operam em caminho diferentes.
1. As evidência da falsa
sabedoria?
a)
Inveja amargurada Tg.3.14,16 – Essa ambição está ligada ao Tg.3.1, onde Tiago
alertou para o perigo de se cobiçar ofícios espirituais na igreja.
I.
A sabedoria do mundo diz: promova
a você mesmo. Você é melhor do que os outros.
II.
Os discípulos de Cristo discutiam
quem era o maior dentre eles.
III.
Os fariseus usavam suas
atividades religiosas para se promoverem diante dos homens Mt 6.1-18. A
sabedoria do mundo exalta o homem e rouba a Deus da sua glória ICo.1.27-31.
IV.
O invejoso não se alegra com o
triunfo do outro e alegra-se com o fracasso do outro.
V.
O invejoso se preocupa com sua
posição, dignidade e direitos.
b)
Sentimento faccioso Tg.3.14b,16b – Há grandes feridas nos relacionamentos dentro
das famílias e das igrejas.
I.
As pessoas são a seu favor ou
então contra você. Paulo alertou em Fp. 2.3 sobre o perigo de estarmos
envolvidos na obra com motivações erradas: vangloria e partidarismo.
II.
O outro vem antes do eu. Exemplo:
Filipenses 2 mostra o exemplo de Cristo, Paulo, Timóteo e Epafrodito.
2. As evidências da verdadeira
sabedoria?
a)
Mansidão Tg.3.13 – Mansidão não é fraqueza, mas poder sob controle. A palavra era usada
para um cavalo domesticado, que tinha o seu poder sob controle. Uma pessoa que
não controle pessoal, não tem domínio próprio não é sábia. Mansidão é o uso
correto do poder, assim como sabedoria é o uso correto do conhecimento.
b)
Pureza Tg.3.17 – “Primeiramente pura” mostra a importância da santidade. Deus é santo,
portanto, portanto a sabedoria que vem de Deus é pura. Ela é livre de impureza,
mácula, dolo. A sabedoria de Deus nos conduz à pureza de vida. A sabedoria do
homem conduz à amizade com o mundo.
c)
Paz Tg.3.17 – A sabedoria do homem leva à competição,
rivalidade e guerra Tg.4.1-2, mas a sabedoria de Deus conduz à paz. Essa é a
paz produzida pela.
d)
Indulgência Tg.3.17 – Essa característica da sabedoria do alto trata
da atitude de não criar conflitos nem comprometer a verdade para manter a paz.
É ser gentil sem ser fraco.
e)
Tratável Tg.3.17 – É ser uma pessoa comunicável, de fácil acesso. Jesus era assim: as
crianças, os enjeitados, os leprosos, os doentes, as mulheres, os publicanos,
as prostitutas, os doutores tinham livre acesso a ele. A Bíblia, entretanto,
fala de Nabal, um homem duro no trato com que ninguém podia ser comunicar.
f)
Plena de Misericórdia Tg.3.17 – Essa sabedoria é controlada pela misericórdia. A
parábola do bom samaritano nos exemplifica esse tipo de sabedoria: Para um
samaritano cuidar de um judeu era um ato de misericórdia.
g)
Bons frutos Tg.3.17 – As pessoas que são fiéis são frutíferas. Quem
não produz frutos, produz galhos. A sabedoria de Deus é prática. Ela muda a
vida e produz bons frutos para a glória de Deus.
h)
Imparcial
Tg.3.17 – Uma pessoa que não tem duas
mentes, duas almas 1:6. Quando você tem a sabedoria de Deus você julga conforme
a verdade e não conforme a pressão ou conveniência.
i)
Sem fingimento Tg.3.17 – A palavra é sinceridade, sem hipocrisia. O
hipócrita é um ator que representa um papel diferente da sua vida real. Ele
fala a verdade em amor. Não existe jogo de interesse, política de bastidor.
III.
CONTRASTE SOBRE OS RESULTADOS – Tg.3.16,18
A origem determina resultados. A sabedoria do mundo produz resultados
mundanos; a sabedoria espiritual, resultados espirituais.
1. A sabedoria do mundo produz
problemas – Tg.3.16b
a)
Inveja, confusão, e todo tipo de
coisas ruins são o resultado da sabedoria do mundo.
b)
Muitas vezes, esses sintomas da sabedoria do
mundo estão dentro da própria igreja Tg.3.12; 4.1-3; IICo 12:20.
c)
Pensamentos errados produzem
atitudes erradas. Uma das causas do porquê deste mundo estar tão bagunçado é
que os homens têm rejeitado a sabedoria de Deus.
d)
A palavra “confusão” significa
desordem que vem da instabilidade. Essas pessoas são instáveis como a onda
Tg.1.8.
e)
E indomáveis como a língua Tg.3.8.
f)
Essa palavra é usada por Cristo para revelar a
confusão dos últimos dias Lc. 21.9. A sabedoria do mundo só produz coisa ruins.
2. A sabedoria de Deus produz
bênçãos – Tg.3.18
a)
Vida reta Tg.3.13 – Uma pessoa
sábia é conhecida pela sua vida irrepreensível, conduta santa.
b)
Obras dignas de Deus Tg.3.13 –
Uma pessoa sábia não apenas fala, mas faz.
c)
Fruto de justiça Tg.3.18 – A vida
cristã é uma semeadura e uma colheita.
d)
Nós colhemos o que semeamos.
e)
O sábio semeia justiça e não
pecado.
f)
Ele semeia paz e não guerra.
Conclusão: Como poderemos conhecer uma pessoa sábia? Uma
pessoa sábia é sempre uma pessoa humilde.
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