sexta-feira, 31 de julho de 2020

O DÁ DE DEUS JO.3.16

Introdução: João 3.16, revela o coração e o propósito de Deus para com a humanidade; através de seu filho Jesus Cristo;

Mateus - revela Jesus como o rei - Entrou em Jerusalém montado num jumentinho ele foi um rei humilde;

Marcos - revela Jesus como servo, Marcos fez o registro biográfico da vida de Jesus;

Lucas- revela Jesus como o filho do homem E como filho do homem ele veio buscar e salvar o que se havia perdido, o único homem perfeito o Salvador;

João- revela a divindade de Jesus como filho de Deus- João apresenta Jesus de uma forma bastante rica e diversificada. Utiliza figuras de linguagem, busca conceitos importantes para os filósofos da sua época e também linguagem teológica, o que seria bastante significativo para os judeus. Vemos assim a diversidade de destinatários que o livro alcança. Apresentamos os termos associados à pessoa de Cristo separando por sentido figurado e sentido literal. É interessante que analisemos tudo isso separadamente, apesar de que, em alguns casos, fica difícil dizer a que classe determinado termo pertence.

Apresentação figurada ou conceitual - Ao utilizar termos diversos para se referir a Cristo, o evangelho vai ampliando a revelação Cristológica. Isso vai, ao mesmo tempo, aumentando o entendimento de alguns e servindo de choque para outros. Observe Jo.6.51-66. Na maioria das vezes, João apresenta Jesus através da citação das próprias palavras do Mestre iniciadas pela declaração "Eu sou" Jo.4.26

- Eu o sou; 8.24 – Eu sou, 58 – Eu sou antes que Abraão existisse; Tal expressão, que nos lembra o nome de Deus dito a Moisés Êx.3.14, Eu sou o que sou, aparece diversas vezes no evangelho. Isto tem sido entendido como um indicativo da divindade de Jesus, que vai se apresentando através de palavras que expressam o suprimento de toda necessidade do ser humano. Ele fala de conceitos simples, como pão, porta, pastor, e também de conceitos filosóficos como a verdade e a vida. Ele vai tomando ideias já conhecidas e dando-lhes um novo sentido, uma nova aplicação e, em alguns casos, mostrando que ele é o único sentido real para ideias discutidas inutilmente pelos sábios da época. Isso foi um escândalo para muitas pessoas, como não poderia deixar de ser.

O evangelho de João completa os sinóticos. Quando o quarto evangelho foi escrito, os outros já deveriam estar circulando há muito tempo entre os cristãos, sendo, naturalmente, do conhecimento do apóstolo João, o qual não achou necessário repetir o que os outros já tinham escrito. Por isso, seu evangelho vem acrescentar o que faltava nos demais. Os trechos que constituem repetições de conteúdo são poucos e, quando ocorrem, vêm seguidos de um discurso de Cristo que os outros escritores não haviam relatado.

João enfatiza a pessoa de Cristo e não seus milagres, parábolas ou ensinamentos. Enfatiza também a nova vida do crente e a rejeição de Cristo pelo mundo jo.1.10; 3.19 e não apenas pelos judeus Jo.1.11.

João 3.16 é conhecido por muitos como TEXTO-AUREO da Bíblia - Nós crentes temos mania de decorar pedaços de versículos famosos, sem prestar atenção ao restante da passagem, que às vezes é fundamental para a melhor compreensão do todo.

Esse talvez seja o mais famoso e mencionado versículo do novo testamento que resume a verdade de que Jesus veio tanto para os Judeus quanto para os gentios. Isso ensina que:

1 – Deus ama sua criação, o mundo;

2 – Amar é dar, amar é dar muito, e Deus amou tanto o mundo que deu o que tinha de mais precioso;

3 – Jesus estava consciente, de maneira antecipada, que morreria como um sacrifício para Deus;

4 – Jesus sabia que ele era o único filho de Deus;

5 – O destino do homem quando ele confia em si mesmo e não crer em Jesus;

6 – O destino de um indivíduo que crer em Jesus é a vida eterna:

·       Não somente no futuro, mas agora mesmo Jo.5.24;

·       Uma vida positiva em Jesus Jo.1.4; 11.25;

·       Crer em Jesus não é um mero reconhecimento intelectual, mas apegar- se, comprometer-se, confiar, ter fé.

1 - O amor de Deus é suficientemente imenso para abranger todos os homens o mundo ITm.2.4, Deus quer que todos os homens se salvem

Ex. Jn.4.11 - Não importa seu grau de estudo a sua posição social, precisa de salvação.

2 - Deus deu o seu filho como oferenda na cruz por nossos pecados. A expiação procede do coração de Deus. Não foi algo que ele foi obrigado IJo.4.10 não, antes que nós amassemos a ele, ele nos amou primeiro enviando o seu filho para morrer morte de cruz para expiação dos nossos pecados Rm.8.32, além dele nos dá o seu filho nos dará também as demais coisas.

3- Crer inclui três elementos principais:

a) A plena convicção de que Cristo é o filho de Deus e o único salvador do perdido pecador

b) Comunhão com Cristo pela nossa alta submissão dedicação e obediência a ele

c) Plena confiança em Cristo de que ele é capaz e quer conduzir o crente à salvação final e a comunhão com Deus no céu.

4 - Perecer é sempre a palavra esquecida em Jo. 3.16, ela não se refere a morte física, mas a pavorosa realidade do castigo eterno do inferno Mt.10.28

5 - Vida eterna é a dadiva que Deus outorga ao homem quando nasce de novo

PODEMOS IMAGINAR CALCULAR E RELACIONAR O QUE DEUS NOS DÁ

1 - DÁ RESPIRAÇÃO E VIDA – Is.42.5 - sem a qual ninguém consegue viver At.17.25 - Muitos não agradecem, mas devemos ter cuidado porque o mesmo que dá é o mesmo que tira Sl.104.29 - Quando Jesus veio ao mundo disse Jo.10.10 O ladrão não veio se não para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenhas vida e a tenha em abundância.

Jesus dá vida abundante

a) Vida Biológica - do gerar ao nascer

b) Vida física - Ao desenvolver o crescimento dia a dia

c) Vida eterna - Salvação

2 – DÁ SAÚDE Em Mt.8.7 Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e o curarei. At.3.16 E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde. Ele, Jesus, é quem nos dá saúde

IIIJoão v 2

a) Saúde física

b) Saúde Espiritual

3 – DÁ GRAÇA Tg.4.6. Todavia dá maior graça. Portanto diz Deus resiste aos soberbos; dá, porém, maior graça aos humildes. Para o homem receber graça de Deus na vida tem uma condição ser humilde Jo.1.16 pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. At.7.10

4 – DÁ SABEDORIA Tg.1.5, é importante enfatizar que existe 2 tipos de sabedoria

a) Sabedoria do alto Tg. 3.17,8

b) Sabedoria diabólica Tg. 3.14,15,16, essa não vem de Deus.

5 - DÁ TODAS AS COISAS Rm 8.32, mas o homem não sabe agradecer as dadivas que recebe de Deus, o salmista perguntou: Que darei eu ao Senhor por todos os seus benefícios? Sl.112.16; Resposta Ap. 14 7, temei a Deus e daí –lhe gloria Jr 13.16, enquanto é dia devemos glorificar ao Senhor, Is.55.6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar.

Conclusão: Tudo começa com o amor do Pai pelo Filho eterno, Jesus, que diz: “Pai... tu me amaste antes da criação do mundoJo.17.24. Descobrimos então que “Deus nos escolheu nele [em Cristo] antes da criação do mundo... e em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos” Ef 1.4-5. Para isso Deus preparou “um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo IPe 1.20. Se você já creu em Jesus como seu Salvador, saiba que ele “nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos IITm.1.9. Sabemos também que a “fé e o conhecimento da verdade que conduz à piedade... se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos. ” Tt.1.1-2.

domingo, 26 de julho de 2020

O QUE DEUS ESPERA DOS SEUS DT.10.12-22


Introdução: A Bíblia nos mostra claramente qual é a vontade de Deus para a nossa vida. Em Rm.12.2 diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.  Ele espera de nós, que andemos no temor a ele. O que um pai espera de um filho? Espera que ele seja um bom filho, obediente, estudioso, integro e trabalhador, etc.
Assim também Deus espera de seus filhos obediência, santidade desejo de conhecê-lo cada vez mais e progredir na vida espiritual, que sejam frutíferos, produzindo boas obras; que sejamos de fato seus representantes aqui na terra.
Nós humanos por mais esforços que fizermos para agradar a Deus ainda assim não é o suficiente porque a cada dia que se passa vamos descobrindo o quanto somos frágeis e corruptos. o que queremos fazer de bom raramente conseguimos fazer com sucesso, mas o que não queremos isso fazemos automaticamente em oposição á vontade de Deus e dessa forma descobrimos que somos miseráveis e inúteis quanto ao agradar ao nosso Pai que esta no céu. Mas em todas essas coisas acreditamos na misericórdia de Deus e no seu perdão que dura para sempre.
            I.    O SENHOR TEM DIREITOS SOBRE OS SEUS
a)                 Como criador ele nos sustenta V, 14, e por essa razão nada podemos fazer sem ele Jo. 15,5, Sl.24.1;
b)                 A parte habitável do mundo pertence ao altíssimo Pv. 8.31, desde a eternidade.
c)                 Como Redentor, que se inclinou a eles no Egito V.15,21;
d)                 Como Senhor, pois os comprou e devem adorá-los Mt.4.10;
e)                 Como abençoador, que abençoa ricamente V.22
          II.    QUAIS SÃO AS REINVIDICAÇÕES DE DEUS?
a)                 Temor a Deus, como o de uma criança V12;
b)                 Andar nos caminhos dele V12, Cl.1.10;
c)                 Ama-lo de todo coração V12;
d)                 Servi-lo com entrega total V.12, ITs.1.9;
e)                 Circundar o prepúcio do coração V.16, Cl.2.11;
f)                   Provar seu amor amando aos outros V.19, Ex.23.9
g)                 Dirigir nossa confiança somente a Deus V.20, Sl.57.7
Vejamos cinco atitudes que Deus espera do seu povo:
1.    QUE SEJAM GRATOS A ELE 1TS.5.16-28 "Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus".
2.     NÃO FIQUE PREOCUPADO: SL.34,19 "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas". Então pare de focar nos problemas e entregue suas preocupações para Deus. Só assim o seu coração ficará em paz.
3.     CONFIE EM DEUS IS. 64.4 Muitas vezes você não perceberá o agir dEle no seu dia a dia, mas isso não quer dizer que Ele não esteja trabalhando em seu favor! “Nunca se viu um Deus que trabalhe dia e noite pelos seus”. Jr.29,13.
4.    AJUDE OS OUTROS GL. 6:9,10 A Bíblia diz:" Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé".
5.    VIVA EM SANTIDADE HB.1214 "Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé" Hb. 12:1-2.
Conclusão: Deus quer que as outras pessoas possam aprender        conosco a amá-lo, a amar ao próximo e confiar inteiramente Nele.


segunda-feira, 20 de julho de 2020

OS AMIGOS SÃO IMPRESCINDÍVEIS: JÓ 6.14


Introdução: O dicionário define como aquele que é ligado a outrem por laços de amizades. Aquele que acolhe ampara, defende, é companheiro de todas as horas, é um aliado. O livro de Provérbios traz palavras de sabedoria que servem para muitas áreas da vida, principalmente relacionamentos como amizade. Num mundo em que a vida humana tem sido desvalorizada como objetos descartáveis e as pessoas são facilmente difamadas precisamos reaprender sobre a verdadeira amizade Pv.16.28; 17.17 amizades incondicional vai além das circunstancias é baseada no amor de Deus. Pv.27.9.
Três grandes conselhos de Salomão sobre a falsa amizade:
      I.          Precisamos tomar cuidado com amigos interesseiros, pois Pv.14.20; 19.4; 19.6. Estes amigos são circunstanciais.
Ilustração: Um filho pergunta à mãe: - Mãe, posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente! - Claro, mas o que ele tem?? O filho, com a cabeça baixa, diz: -Tumor no cérebro. A mãe, furiosa, diz: E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer? O filho lhe dá as costas e vai horas depois ele volta Vermelho de tanto chorar, dizendo: - Aí mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente! A mãe, com raiva: - E agora?!  Está feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?! Uma última lágrima cai de seus olhos e, acompanhado de um sorriso, ele diz: - Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer: “- EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA! “ Moral da história: A amizade não se resume só em horas boas, alegrias e festa. Amigo é para todas as horas, boas ou ruins, tristes ou alegres. CONSERVEM SEUS AMIGOS! O VALOR QUE ELES TÊM NÃO TEM PREÇO!!
    II.          Precisamos ter cuidado com pessoas desordenadas Pv.2.16,17. Pessoas que não temem a Deus não sabem o que é uma verdadeira amizade.
  III.          Precisamos ter cuidado com fofoqueiros Pv.16.28. Se uma pessoa fala dos outros, certamente falará de você também, porém Pv. 17.9. Se você for amigo de um fofoqueiro ficará sabendo da vida dos outros e os outros saberão da sua.
Três grandes conselhos Salomão nos ensinam sobre a verdadeira amizade:
      I.           Um amigo verdadeiro sabe respeitar Pv.15.30. Pv. 22.11. O respeito às opiniões e até mesmo à privacidade de cada um faz parte de uma verdadeira amizade;
    II.          Ser conselheiro é uma característica da amizade Pv.27.9. Além de conselheiro, o amigo sempre fala a verdade, mesmo que para isso tenha que confrontar Pv. 27.17. Bons amigos se ‘afiam’ e desejam ao outro o melhor;
  III.          Nas horas difíceis que se reconhecem os verdadeiros amigos, pois Pv. 17.17. Um amigo de verdade sempre está perto e nunca te deixa sozinho, Pv.27.10. Se por causa de um problema a pessoa te abandona, então não era seu amigo.
1-HÁ DOIS TIPOS DE AMIGOS
a)   O verdadeiro, O amigo verdadeiro é sincero, é transparente sabe guardar segredo. Dar-se a conhecer no momento da necessidade. Pv 17.17;
b)   O falso e o infiel. Pv 19.4; 19.6
2-EXEMPLOS DE VERDADEIROS AMIGOS NA BIBLIA
a)   Davi e Jônatas ISm.18.1-4, amigo verdadeiro corre risco junto com o outro, 20-4.17, IISm.1.2-26.
b)    Rute e Noemi Rt 1.17-18.
c)    Daniel, Hananias, Misael e Azarias Dn.1.19
d)   Priscila e Paulo Rm 16.2-3
3-EXEMPLOS DE FALSOS AMIGOS NA BIBLIA
a)   Elifaz, amigo de Jó Jó 6.14; 
b)   Demas, amigo de Paulo, que o abandonou, quando mais o apostolo precisava da obra missionaria IITm 4.10-16;
c)    Judas Iscariotes é outro grande falso amigo é o mundo IJo.2.15-16, Tg 4.4
4-JESUS O AMIGO VERDADEIRO
a)   É confidencial Jo 15.15;
b)   O episodio da morte de lazaro Jo. 11.1;
c)    Dos doze discípulos. Três eram mais íntimos Jo. 13.23.
5-JESUS O AMIGO DE TODAS AS HORAS
a)   Está presente todos os dias Mt 28.20;
b)   Nele temos paz Jo.16.33;
c)    Não muda Hb 13.8.
Conclusão: Na verdade é indiscutível o companheirismo de Jesus. Ele é o nosso amigo fiel. Não é uma amizade imperfeita. Pois ele permanece o amigo de todas as horas.


domingo, 19 de julho de 2020

QUATRO QUALIDADES DE JOSÉ GN.39.9


Introdução: José nos traz lições maravilhosas, mesmo em adversidades e momentos obscuros em sua vida, ele não perdeu as suas boas qualidades, mas tomou as adversidades como base para conquistar, confiança e dignidade no meio em que conviveu.
1.    HOMEM PIEDOSO GN. 39.1-3
a)   Mesmo como escravo desenvolveu um trabalho com competência e organização;
b)   O Senhor estava com José;
c)    E tudo o que ele fazia prosperava;
d)   Conquistou confiança ao longo do tempo.
2.    HOMEM FIEL GN.39.5,6
a)   Fiel ao patrão Gn.39.9b
b)   Fiel a Deus Gn.39.9c
3.    HOMEM ESPIRITUAL GN.39.7,9
a)   Ele se destaca demonstrando honestidade e pureza Gn.39.8a;
b)   Ele não permitiu que a tentação maculasse sua moralidade, nem que a calamidade abalasse a sua fé implícita em Deus;
c)    A tentação não o enfraquecia. Ele enfrentava quando era possível;
d)   Mas fugia quando era impossível Gn.39.13.
4.    HOMEM SUBMISSO A DEUS GN.41.15,16
a)   Não se gloriou quando o rei disse; de te ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas Gn.41.15;
b)   Isto não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó Gn.41.16
Conclusão: Que possamos ter como exemplo a vida de José e a sua submissão a Deus.

quarta-feira, 15 de julho de 2020

A CONFIANÇA EM DEUS Sl. 125.1, 37.5, 20.7



Introdução: Confiança é a segurança íntima com que se faz alguma coisa. É a firmeza de ânimo que todo cristão deve possuir. Assim diz a palavra: “Esperei confiantemente no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” Sl 40.1 Verifica-se que a confiança em Deus faz com que o cristão tenha tranquilidade. Ficamos esperançosos, na confiança de que Deus nos atenderá. O Salmo 22, por exemplo, revela a luta de Davi numa situação pessoal crítica, que ameaça a sua vida. Todavia, ao meditar nos feitos de Deus no passado ele confia que Deus o livrará: "Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste." Sl. 22:4. O poder maravilhoso que o Deus Criador já manifestou em favor do seu povo está exemplificado no êxodo, na conquista de Canaã, nos milagres de Jesus e dos apóstolos, e em casos semelhantes, os quais edificam a nossa confiança no Senhor como nosso Ajudador.
“Pv. 21.31. Os homens podem preparar seus cavalos para o dia da batalha, mas somente o SENHOR é quem dá a vitória! ”.
1. NOSSA CONFIANÇA ESTÁ EM DEUS
Devemos confiar apenas em Deus, pois somente Ele pode nos dar vitória nas nossas guerras. Quando as lutas veem, não devemos ficar ansiosos e preocupados. Devemos nos aquietar, orar e deixar Deus agir. Não há esperança para o homem senão confiar em Deus, pois Seu poder é infinito e nada está fora do Seu controle.
Onde você tem buscado saída para as suas dificuldades? Todos nós passamos por momentos difíceis, situações desagradáveis e coisas que tentam roubar a nossa paz, mas é preciso saber que existe uma saída: o socorro de Deus, pois é Ele que guarda a nossa entrada e a nossa saída Sl 121.8.
Jesus nos disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” Jo 16:33.
2. A CONFIANÇA PRODUZ SEGURANÇA
Confiar em Deus não é crer em algo que nos parece possível. É crer que Ele fará aquilo que, aos nossos olhos, parece impossível. Em nenhum texto bíblico, encontramos que Deus deixou de atender àquele que clamou por socorro.
Ilustração: Conta-se que um homem esticou um cabo de aço sobre as Cataratas do Niágara, que ficam na divisa entre o Canadá e os Estados Unidos.
Em seguida, atravessou andando sobre o cabo de aço. Foi e voltou.
A multidão, extasiada, aplaudiu.
Aproximando-se de uma senhora que estava no meio do povo, aquele homem perguntou:
- A senhora acredita que eu consigo atravessar novamente?
- É claro! - respondeu a mulher.
- A senhora acredita que eu consigo atravessar levando um carrinho de mão?
- Sim, eu acredito.
- A senhora acredita que eu consigo atravessar levando um carrinho de mão com uma pessoa dentro?
- Tenho certeza que sim!
- Então, disse o homem, a senhora poderia, por favor, ajudar-me neste número, entrando no carrinho?
- De jeito nenhum!
Ela acreditava, mas não confiava.
Confiar em Deus é mais do que dizer que nossa fé está posta nEle. É viver na certeza de que Ele é Senhor da nossa vida e que Suas mãos estão estendidas para nos dar direção e nos conduzir a vitória. É saber que em todos os momentos difíceis da nossa vida, Ele tem cuidado de nós, nos guiando e protegendo. Nada acontece sem a permissão dEle. Todos os nossos problemas estão sob o Seu controle. Se crermos nisto, descansamos em paz e andamos em segurança.
Todos nós passamos em nossa vida por momentos difíceis, por problemas, situações desagradáveis e coisas que tiram a nossa paz. Essas situações nos levam a buscar uma solução, um socorro que possa nos trazer alívio, paz e vitória. As pessoas costumam procurar em diversos lugares esse socorro. Buscam por pessoas ou coisas que possam socorrê-las, mas quase sempre não o encontram, pois o socorro verdadeiro não existe onde estão procurando. O socorro eficaz está em Deus. Mas existem razões para crer que Deus me socorrerá?
1 - O meu socorro está em Deus. O salmista, que certamente passava por alguma situação difícil, busca o socorro em Deus. “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” Sl 121. 1. Os “montes” citados nesse texto era o local onde ficava o templo que, naquela época, representava àquele povo a presença viva de Deus no meio deles. O salmista buscava encontrar a presença de Deus, pois sabia que o seu socorro estava em Deus.
2 – O socorro de Deus é certo. “O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.” Sl 121. 2. Não há qualquer dúvida de que Deus viria socorrer o salmista. O salmista poderia ter dito: “o meu socorro, eu acho que vem do Senhor”, ou: “o meu socorro talvez venha do Senhor”; mas ele foi enfático e creu em Deus: “O meu socorro vem do Senhor”.
3 – Deus é soberano sobre todas as coisas. “Ele não permitirá que os teus pés vacilem…” Sl 121. 3. Tudo está debaixo da permissão de Deus. Nada pode acontecer sem a permissão Dele. Todos os meus problemas estão sob Sua autoridade. Crê-se nisso, descanso e encontro paz.
4 – Deus está alerta ao que acontece em minha vida. “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.” Sl 121. 4. Não há perigo de Deus se esquecer de mim, pois Ele não cochila, nem dorme; está sempre alerta, é onisciente, onipresente, onipotente. É um guarda perfeito, que vigia a todo instante os Seus tesouros!
5 – Deus está próximo de mim. “O SENHOR é a tua sombra à tua direita”. Sl 121. 5. Deus acompanha os seus servos, não os deixa, não os desampara. A minha sombra nunca desgruda de mim, assim Deus também não. Ele está totalmente próximo, participando da minha vida de perto, inclusive quando passo por dificuldades.
 6 – Deus está me conduzindo em todos os momentos. “De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.” Sl 121. 6. O Senhor sempre me socorrerá nas intempéries da vida.
7 – O Senhor me protege. “O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.” Sl 121. 7. Deus me esconde debaixo de Sua proteção. Passo pelas dificuldades, mas sou guardado pelo cuidadoso Pai, assim como o pássaro guarda os seus filhotes nos ninhos salvos do perigo.
8 – O cuidado de Deus é em todos os lugares e momentos. “O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” Sl 121. 8. Os meus passos estão debaixo da supervisão e cuidados de Deus.
Conclusão: Quando deixamos nossa confiança repousar em Deus, o nosso coração se alegra “porquanto temos confiado no seu santo nome” Sl 33.21. Em seu caráter, Deus é santo, justo, verdadeiro, gracioso, fiel e imutável. Ele sabe de todas as coisas. Ele é o Todo-Poderoso, Onisciente e
Onipresente. Por tudo isso, podemos confiar e alegremente descansar nele Sl 71.5.