quarta-feira, 10 de junho de 2020

A INFLUENCIA DA MUSICA EX.15.1,2


Introdução: A música é percebida através do tálamo, parte do cérebro que recebe o estimulo das emoções, sensações e sentimentos antes de chegar córtex cerebral, parte do cérebro responsável pela razão e inteligência. Moisés é a primeira pessoa mencionada na Bíblia louvando a Deus Ex. 15.1,2 seu cântico foi tão profundo que está registrado no céu para ser cantado oportunamente Ap. 15.3.  A enorme influência da música sobre os aspectos físicos, mentais e emocionais de nosso corpo deveria ser de grande preocupação para os cristãos que aceitam o apelo para se consagrarem todo o ser como “um sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus” Rm 12:1. Por isso, que possamos nos preocupar com estilos musicais que o mundo está impondo para comercialização e para causas e efeitos do nosso corpo e mente. Vamos nos preocupar em agradar ao Senhor com o perfeito louvor e adoração que edifica nossa alma e quebra todos os grilhões desse mundo.  Que Deus nos abençoe! A influência da música é tão grande, que ela atua constantemente sobre nós – acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sanguínea e no ritmo da respiração. É comprovado o seu efeito sobre as emoções e desejos do homem
1.    A MÚSICA AFETA NOSSAS EMOÇÕES
Ilustração: Certa tarde de sexta feira, Rute foi a igreja ensaiar uns hinos que ia tocar no culto do dia seguinte. Ao tocar o hino: “Já ao mundo não me prende, pois pertenço a Cristo…” ouvi passos nos corredores. Assustada pois julgava estar sozinha dentro do edifício, virou-se e viu um senhor bem trajado que dela se aproximava.
- Desculpe-me por interrompe-la, mas é a primeira vez que torno a ouvir este hino, desde que ouvi tocado por minha mãe, quando eu ainda era criança. Você consentiria em toca-lo outra vez para mim?
Rute estava assustada. Mas pensou: “Certamente o Senhor não permitira que nenhuma coisa má me suceda dentro da sua casa” e, embora lhe tremesse os dedos devido ao nervosismo que tinha, repetiu o hino. Quando terminou o cavalheiro lhe agradeceu. Contou que quando tinha 14 anos sentiu desejo de abandonar a casa paterna, com uma companhia teatral que por ali passava. Passaram-se muitos anos, desde então já possuía um bom comercio e, indo ele ao encontro doutra pessoa, passava por ali e ouvira o hino que sua mãe tanto gostava.
- Estive pensando em minha mãe enquanto escutava o hino e me perguntava se estará viva ou não. Papai morreu antes de eu sair de casa. De modo que ela está só. Ela nunca mais teve noticias minhas. Eu nunca lhe escrevi. Gostaria de lhe escrever agora, mais não encontro animo.
- Por que não ora? – Perguntou-lhe Rute.
- Eu ajudarei – Disse Rute, enquanto no intimo do coração orava a Deus pedindo que tudo aquilo tivesse um desenlace bom.
Ajoelharam-se juntos na igreja silenciosa e Rute pediu a Deus que perdoasse os pecados desse seu filho desgarrado e lhes concedesse forças para proceder retamente.
Ao levantarem, o homem tinha os olhos rasos de agua.
- Obrigado - disse ele – e que Deus te  abençoe pelo animo que me incutiu dou graças a Deus por você ter tocado esse hino justamente  quando eu passei e não outro dos muitos outros que se ouve tocar nas igrejas.
Depois de dizer isso saiu tão silenciosamente como entrara.
“Quanto me alegro em saber tocar tão boa musica”! De si para si, Rute e saiu para sua casa.
a)   Elizeu estava irritado com Jorão  2Rs. 3.15- a música serviu para acalmar o profeta e liberar a palavra profética.
b)   Saul 1Sm. 16.16,23- a música servia de paliativo para Saul.
2- A MÚSICA INFLUENCIA O POVO DE DEUS
a) O próprio Deus especificou qual o tipo de instrumento e a qualidade de som que deveria sair das trombetas Js.  6.5
b) O povo de Deus não deve ser influenciado por qualquer  tipo de música
c). Há, no Antigo Testamento, vários episódios:
1- Música de celebração Ex. 15.1,20,21
2- Música de Jubilo ao Senhor Nm. 21.17,18
3- Música de Adoração a Deus Is. 49.13; 35.1,2- Podemos perceber nesses três cânticos, o toque e a inspiração do Senhor
3- A MÚSICA DEVE SER CANTADA RESPONSIVAMENTE  NE. 12.24
a)   Os levitas organizaram os grupos
b)   Um grupo cantava
c)    O outro grupo respondia
4- A MUSICA ATRAI A PRESENÇA DE DEUS 2 Cr. 5.14
a.    As trombetas e os cantores eram como se fosse uma;
b.    Expressão de um som uníssono no louvor e nas ações de graça ao Senhor: "Porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”;
c.    A casa (templo) se encheu de uma nuvem (a Glória da Presença de Deus). "Porque, então, darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam com um mesmo espírito" – Sf 3:9;
d.    Adoração exclusiva à Ele – "…bendizendo e louvando ao Senhor…" – vs.13 "Porém tu és santo, o que habitas entre os louvores de Israel" – Sl 22:3.
Conclusão: O cântico espiritual há uma inspiração entre o Espirito e a pessoa, entre os anjos e a igreja ... Dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres, e por distribuições do Espirito segundo a sua vontade hb. 2.4, a melodia vem do Espirito. A letra surge espontaneamente; as vezes em idioma desconhecido. E o som que se ouve é muito a cima do que nossos instrumentos podem tocar.


Nenhum comentário: