terça-feira, 26 de maio de 2020

SETE ANSEIOS DIVINOS GN.17.2-8


Introdução: Quando consultamos o dicionário, descobrimos que a palavra anseio é uma palavra derivada de ansiar, substantivo masculino da ação ansiar; desejo ardente, com alguns sinônimos: anseio, navegar, arquejar, ânsia, pretensão. Era um conceito divino.
1.    FAREI UMA ALIANÇA ENTRE MIM E TI. GN.17.2a.
a.    A tradição da aliança,
·       O pacto entre duas pessoas era selado da seguinte maneira: sacrificava-se um determinado animal, sendo este dividido em duas partes.
·       Em seguida, as duas pessoas passavam por entre as bandas do animal. Ao fazê-lo, cada uma afirmava, diante da outra, que se não cumprisse a sua palavra naquela aliança, a outra pessoa teria o direito de fazer com ela o mesmo feito ao animal.
·       Cada um de nós não deva fazer o seu! Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” Mt.16.24, Mr. 8.34 e Lc. 9.23.
·       O que é negar-se a si mesmo, senão um sacrifício?
·       E o que dizer sobre a cruz? Não é ela um símbolo de sacrifício? Ninguém é obrigado a sacrificar! Mas o sacrifício é o preço da conquista da salvação, dia após dia.
·       Sempre que a pessoa apresenta seu sacrifício a Deus, há uma resposta Sua para ela, a pessoa se reveste de uma certeza tão absoluta, que nem todo o inferno é capaz de arrancá-la do seu coração.
·       O sacrifício somente é feito por aqueles que tem uma fé ardente, e isso não é algo que vem de fora para dentro, mas nasce no mais íntimo do ser.
2.    MULTIPLICAR-TE-EI EXTRAORDINARIAMENTE. GN.17.2b.
a.    E te darei a ti e a tua semente depois de ti;
b.    Toda a terra de tuas peregrinações;
c.    Toda a terra de Canãa em perpetua possessão; e ser-lhe-ei o seu Deus.
3.    FAR-TE-EI FECUNDO EXTRAORDINARIAMENTE. GN.17.6a.
a.    Pai de multidão Gn.17.5;
b.    Pai dos Israelitas Gn.17.6a;
c.    Pai dos Ismaelitas Gn.17.20a;
d.    Pai dos Árabes; e outros povos Gn.25.1-3
4.    FAREI DE TI NAÇÕES. GN.6a.
a.    Nações Gn.17.6a;
b.    E reis sairão de ti Gn.17.6b.
5.    FAREI CONTIGO ALIANÇA PERPÉTUA. GN.17.7.
a.    Uma aliança perpetua. Já apontando para o Reino Eterno de Cristo Gn.17.7;
b.    Como parte dessa aliança Deus prometeu fazer de Abraão uma grande nação, e abençoar todas as famílias da terra através dele Gn.12.2,3
c.    Uma aliança que mudou o nome de Abrão para Abraão (pai da multidão) Gn.17.39
6.    DAR-TE-EI A TERRA DE CANAÃ. V.8.
a.    A promessa de Deus a Abraão claramente incluía descendentes, o povo judeu, e a terra das peregrinações do patriarca e de sua semente, Canaã.
b.    Semente e terra estão conectados na linguagem da aliança (cap. 15).
c.    Mesmo que Deus tenha permitido que muitos israelitas fossem exilados de sua terra natal, Ele lhes prometeu Canaã em eterna possessão Gn.17.7.
7      SEREI O TEU DEUS    GN.17.8
·       O Pacto Abraâmico foi uma ideia e uma iniciativa tomada por Deus, e Ele mesmo era a garantia do pacto. O poder divino paira sobre esse pacto e o torna operante. Era e continua sendo uma instituição divina, que fomenta o culto divino e a verdadeira espiritualidade. Cf. Gên. 21 33. Ali Deus é chamado “eterno”. Nessa qualidade, Ele tem injetado o elemento da eternidade no Pacto Abraâmico. (Champlin).
Conclusão: Que cada um de nós como filhos de Abraão, possamos dar lugar a Deus para que ele realize em nossas vidas os seus anseios divinos.

Nenhum comentário: